quinta-feira, 21 agosto, 2014. 00:22 UTC

Notícias / Angola

Angola: Dissensões no MPLA continuam a dar que falar

José Eduardo dos Santos criticou o desempenho de alguns quadros do partido em posições governativas.

Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (Foto Novo Jornal)
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (Foto Novo Jornal)
Arão Ndipa
O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, emitiu recentemente, sinais de algum inconformismo com a governação da província de Luanda, admitindo a existência de um conflito de interesses entre o governador provincial e o presidente da comissão administrativa da cidade.


José Eduardo dos Santos criticou em tom  desagradado, o desempenho de alguns quadros do partido em posições governativas. E na sexta-feira, o semanário Novo Jornal noticiou que, por ordem presidencial, foi concedida maior autonomia, face ao governo provincial, aos municípios de Luanda.

O presidente angolano, admitiu haver problemas de relacionamento entre os militantes do MPLA que ocupam funções partidárias e político-administrativas, particularmente em Luanda, onde disse “a situação é muito mais grave”.

O presidente do MPLA, sugeriu que existem militantes que não tratam, no exercício das suas obrigações, os assuntos de forma objectiva, colocando questões subjectivas e pessoais acima dos interesses gerais, o que provoca contradições, atritos e incompatibilidades com outros quadros.

“A situação mais grave é a que temos hoje na cidade de Luanda, onde estas contradições e incompatibilidades do género estão a prejudicar o trabalho do partido e do estado”, afirmou.

Segundo o líder do MPLA, a situação é demasiado evidente ao nível dos municípios e comunas, particularmente nos grandes centros urbanos e nas grandes cidades revelando que já houve problemas no Uíge,  na Lunda-Norte e  mais recentemente, em Cabinda e no Cuando-Cubango.

Isso conduziu a especulações de que o governador provincial de Luanda, Bento Bento, viu enfraquecida a sua posição no interior do MPLA. Para nos falar sobre o assunto, ouvimos o jurista Lindo Bernardo Tito e o analista político, Bernardino Neto.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: sabata de: Luanda
14.02.2013 12:36
Caros, campatriotas, essa tecnica é muito utilizadas e sempre foi, pelos politicos desde os grandes imperios da China, e que dominaram, se assim posso dizer a tecnica do poder.
Chama-se a tecnica das mãos limpas. Um politico nunca deve, errar, porque senao irias despertar a sua fragilidade, podendo mesmo vir a ser atacado pelos seus rivais politicos, porque mesmo no seio de seu partido, a governo, etc.. existem homem ansiosos para obter o poder. Voces pensam que entre Nandos, Kopelipas e outros também nao querem o poder ??Para o efeito, como sempre bem o faz, JES busca sempre um bode espiatório, que sera sacrificado na boa altura, e ele saira em gloria. Isso constitui apenas uma grande Jogada politica...Nos os Angolanos infelizmente ainda nao aprendemos a fazer leitura das jogas de JES. Mais essa capacidade também é apenas dada a homem de uma inteligencia apurada, e nao a homens médios ou mediocres como a maior parte dos Angolanos.


por: Hudimueniko de: Cabinda
14.02.2013 10:03
Deste vez o chefe maximo dos camaradas rompeu o preconceito,como foi possível ganhar 80 por cento de votos com esse conflito interno no seio do partido?


por: Prof.Kiluange de: New York-Manhattan
10.02.2013 19:30
Esteve em Angola, há poucas semanas atrás, o director geral do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva...e depois do encontro com o José Eduardo dos Santos, Da Silva afirmou que Angola será homenageada na proxima reunião da FAO, agendada para Junho de 2013, em Roma (Itália),graças a "redução da metade de proporção de pessoas subnutridas" .... Que dados terá baseado o relatório final da FAO, quando ainda não existem nformações referentes a numeração relativa, concreta e subjectiva de habitantes em Angola?!...Quisesse a FAO, em Angola, ser honesta para consigo mesma, teria a decência moral de investigar as demolições arbitrárias aí operantes, antes de fazer os seus investimentos!? ...Por que não se vai buscar... “financiamentos fictícios da Máfia Russo-Chinesa”, em detrimento do próprio proprietário dessa terra até torna-lo mendigo!!!!!, a tal ponto de uma em cada quatro crianças angolanas sofrer de má nutrição crónica e morrer de fome... para depois …recorrer-se ...ao auxilio da FAO!?...enquanto que a filha primogénita de Dos Santos é capaz de adquirir ações e bens imobiliários no valor de bilhões e de dólares,em Portugal e daí para o mundo afora...Solução,o ideal seria a imediata e incondional demissão de José Eduardo dos Santos, dissolução do parlamento, criação de uma comissão permanente (composta por todas as forças vivas da nação),comissão de conciliação e inclusão nacional , renegociação da cláusulas contratuais gerais da criação da China Sonangol International Holding Limited, préstamos contraídos ao governo chinês e tantos outros governos estrangeiros, a presença de mais de 256 (?) mil chinos no nosso território nacional, reestruturação completa do aparelho estatal (econômico, político e jurídico,militar, comunicação social, educação e agricultura) etc, etc,etc.


por: Chateado de: Luanda
10.02.2013 17:11
DEUS ESCREVE CERTO EM LINHAS TORTAS. ESTE É O PRINCÍPIO DO FIM DESTES BANDIDOS, NÃO VAI HAVER MÃO DA OPOSIÇÃO PARA ESTE REGIME INCENDIAR, ENTRE ELES MESMO VÃO QUEIMANDO


por: Joao Paulo de: EUA
10.02.2013 00:59
O Povo Angolano, mais uma vez esta` a viver sob preludio de outra guerra, a guerra contra o acambarcamento dos bens publicos e enriquecimento ilicito de um restrito grupo de elite de casta dos Santos, que involvem generais e com mais probabilidades de iniciar logo que terminar a presidencia do JES. podendo mesmo esses generais assaltarem o poder pelas forcas de armas com todas as suas consequencias dai advindas.

O Presidente JES perdeu grande oportunidade de transforma-se em grande lider simbolo da unidade nacional dos angolanos e exemplo para toda a Africa e o mundo, ao nao cumprir com a sua promessa publicamente anunciada em 20 de Setembro de 2001, em Nova Iorque;

Segundo intervencao da Troika de Estados Observadores do Protocolo de Lusaka - Portugal,Federacao da Russia e Estados Unidos da America - por ocasiao da sessao especial do Conselho da Seguranca das NU sobre Angola cito: "O Presidente JES anunciou recentemente que nao se recandidatara` . O anuncio feito pelo Presidente JES foi uma forma eloquente de relembrar que cada uma das caracteristicas especiais da democracia em todo o mundo e` a capacidade para se manter a si propria, atraves de transicoes pacificas de lideraca e geracoes."

Essa promessa do JES tornou-se em hipocrisia e demagogia. Na pratica nao so ocorreu ao contrario, mas tambem a corrupcao (um granda mal considerado o cancro social), no seio do governo do JES tornou explicita e implicitamente instituicional. E mais recentemente ouvimos de que uma das filha do JES com cerca de 40 anos de idade tornou-se em primeira mulher bilionaria africana.

Em grande medida a actuacao de muitos dirigentes do MPLA e do seu Governo, constituem actos consumos de flagrantes graves crimes que exigem do Presidente JES tomada de medidas energicas que se impoe e nao meras criticas. E ele deve tomar essas medidas o mais urgentemente possivel para apenas aliviar as coisas.


por: Francis
09.02.2013 22:43
De verdade eu, ja nao sei o que dizer do Sr. PR. se apenas acaba de acordar, ou entao esta sonhando. Tambem nao diria que seria hipocresia de sua parte. A verdade e que essas " contradições e incompatibilidades" no seio do Partido MPLA e mesmo dentro do quadro Politico e Governativo, nao e de Hoje. Infelizmente essa situacao sempre foi visivel para todos e todos nos sabemos disso ate mesmo o proprio PR, o Sr. JES. Sera que esta tentando tapar o Sol com a Peneira?? ou apenas esta figindo que realmente esta Preocupadissimo igual a um PR serio que ja deveria ter acabado com toda essa herarquia de arnaquistas no seio do Partido e do Governo!!! Penso que ja e tarde demais para isso.... Porque so Agora??? Apenas acabou de despertar para o bem do Povo??? Haver vamos, ai tem gato ferrado....

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 20 Agosto 2014i
X
20.08.2014 18:26
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 19 Agosto 2014

E se uma aplicação lhe dissesse qual o seu valor como noiva? Pois já existe!
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 18 Agosto 2014

As notícias que marcam o início da penúltima semana de Agosto, no continente africano
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Agosto 2014

As notícias de África em 60 segundos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 14 Agosto 2014

Os assuntos que marcam a actualidade africana em apenas 60 segundos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Agosto 2014

As principais notícias que marcam a actualidade do continente africano
Vídeo

Vídeo "É preciso criar financiamento para mulheres no negócio informal", Lígia Fonseca

Entrevista nos estúdios da VOA com Lígia Fonseca, primeira-dama de Cabo Verde e advogada de profissão, que esteve em Washington, por ocasião da cimeira EUA/ África. Agosto 2014 ......
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 12 Agosto 2014

A actualidade africana em 60 segundos
Mais Vídeos