Links de Acesso

Responsável do AFRICOM em Luanda para visita de trabalho


Embaixador Christopher Dell
Embaixador Christopher Dell

Christopher Dell disse à VOA que veio a Angola para manifestar a disposição dos EUA de reforçarem os níveis de cooperação militar .

O comandante-adjunto do Comando Africano das Forças Armadas Americanas, AFRICOM, Christopher Dell, está a realizar uma visita de trabalho de 48 horas a Luanda para contactos com responsáveis das forças armadas e do ministério angolano das relações exteriores.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00
Faça o Download
Christopher Dell, disse à Voz da América que veio a Angola para manifestar a disposição do seu país de reforçar os níveis de cooperação militar mas afastou qualquer intenção de criar bases militares americanas em África.

Dell realiza uma visita de trabalho a Luanda para contactos com responsáveis das forças armadas e do ministério angolano das relações exteriores. “O objectivo da minha visita é manter discussões com as forças armadas angolanas para explorar as áreas em que podemos intensificar a nossa cooperação militar”, declarou.

O embaixador Dell, que em 2002 testemunhou a assinatura dos acordos de paz para Angola, enquanto embaixador do seu país em Luanda, sublinhou que voltou a Angola para ver as mudanças verificadas e rever alguns contactos.

Instado a comentar sobre o estado de insegurança política e militar nos Grandes Lagos o diplomata americano disse ser “muito complicada” a situação actual na região. Sobre o papel que Angola deve desempenhar na região ele disse que tudo depende deste país. “Angola evidentemente tem as suas capacidades. A questão é se Angola quer desempenhar algum papel na busca de soluções “, disse.

O embaixador Dell considerou a estabilidade política militar em África como um dos desafios principais do continente a par do problema do terrorismo no norte do continente.

Dell garantiu que o governo americano está disposto a fazer todo o passível para ajudar os países africanos a assumir um controlo maior e tomar conta da situação e na busca de soluções.
XS
SM
MD
LG