Links de Acesso

Preparativos para encontro entre Nyusi e Dhlakama

  • Ramos Miguel

Praticamente todos os mediadores internacionais convidados pelo Governo e pela Renamo para o diálogo de paz em Moçambique já se encontram em Maputo e, dentro de alguns dias, deverão iniciar as suas actividades, juntamente com a comissão mista que está a preparar o encontro Nyusi/Dhlakama.

O Governo moçambicano convidou a Santa Sé, e o Santo Padre designou o Núncio Apostólico Monsenhor Edgar Pena e o Secretário da Conferência Episcopal de Moçambique, Monsenhor João Carlos Nunes.

Outros convidados do Governo são o antigo Sub-Secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Africanos, Chester Crocker, que se fará representar pelo ex-Presidente do Botswana, Quett Masire, o antigo Primeiro-Ministro britânico, Tony Blair, que será representado por Jonathan Power, ex-chefe de gabinete da Fundação Faith, e o antigo Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete.

Estes vão-se juntar ao grupo de mediadores propostos pela Renamo e que inclui, para além da Igreja Católica, a União Europeia, que já designou Mário Rafaelli e o Padre Ângelo Romero, ambos pertencentes à Comunidade de Santo Egídio, bem como o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, que se fará representar por um embaixador.

Uma fonte ligada ao processo, disse à VOA que com a chegada dos mediadores, a comissão mista preparatória do encontro entre o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vai anunciar, pública e formalmente, os termos de referência da actividade do grupo internacional de mediação.

De acordo com a mesma fonte, só depois disso é que os mediadores internacionais estarão habilitados a participar nos trabalhos da comissão mista, que, entretanto, já chegou a acordo quanto aos pontos da agenda do encontro a alto nível.

Tais pontos incluem a governação de seis províncias onde a Renamo reclama vitória nas eleições gerais de 2014, as forças de defesa e segurança, o desarmamento da Renamo e a integração dos seus homens armados.

XS
SM
MD
LG