Links de Acesso

Governo moçambicano aumenta preço do pão só em 2017


Pão sobe de preço em Moçambique
Pão sobe de preço em Moçambique

Pressão das indústrias da panificação leva Executivo a mudar de ideia.

O Governo de Moçambique recuou na sua decisão inicial e vai voltar a subsidiar as panificadoras, mas só no segundo trimestre de 2017.

Depois de muita pressão dos industriais da panificação, o ministro da Indústria e Comércio justificou a decisão com a necessidade de proteger as famílias mais carenciadas.

Max Tonela, explicou que "atendendo que o preço do pão tem um peso importante no orçamento das famílias, sobretudo aquelas com menos posses, o Governo decidiu trabalhar no sentido de garantir a manutenção do preço, pelo menos até ao primeiro trimestre do próximo ano".

Ministério da Indústria e Comércio havia considerado insustentável manter os níveis de subsídio ao pão, que estavam em vigor desde 2010, o que resultou num agravamento dos preços pelos panificadores.

O Governo estimou em cerca de 1,7 mil milhões de meticais (cerca de 26 milhões de dólares no câmbio actual) o montante gasto em subsídios ao preço do pão, o que considerou ser insustentável.

Na semana passada, a Associação Moçambicana dos Panificadores (AMAPAO), que se queixa de elevados custos de produção, tinha ameaçado aumentar o preço do pão caso o Governo não encontrasse um mecanismo para evitar esse agravamento.

A AMAPAO diz que os custos de produção aumentam a cada dia que passa e que, por causa disso, mais de 100 padarias deixaram de funcionar.

"Seria óptimo se o preço do pão não subisse, para não prejudicar as pessoas empobrecidas", afirmou Alfredo Canivete, vendedor de sapatos usados na Avenida Guerra Popular, centro da cidade de Maputo.

Refira-se que o subsídio às panificadoras foi introduzido pelo Governo moçambicano em 2010, quando o preço do trigo atingiu níveis insuportáveis para os fabricantes de pão, que viram o preço de 50 quilogramas deste cereal disparar de 850 para 1050 meticais.

XS
SM
MD
LG