Links de Acesso

UNITA quer mais democracia nas eleições pós Dos Santos

  • Paulo Oliveira

UNITA quer mais democracia nas eleições pós Dos Santos

UNITA quer mais democracia nas eleições pós Dos Santos

Samakuva: “A questão não é quem será o sucessor do presidente dos Santos, mas como será eleito o presidente com legitimidade democrática".

Isaías Samakuva afirmou hoje que o grande problema que Angola enfrenta é a forma como será feita a eleição do novo Presidente e não a sucessão do actual.

No acto de abertura do primeiro encontro nacional de agentes eleitorais da UNITA, Samakuva acentuou e citamos, que “a questão não é quem será o sucessor do presidente Eduardo dos Santos, mas sim como será eleito o presidente da Republica com legitimidade democrática para que Angola tenha paz democrática”, fim de citação.

Para Samakuva, o maior problema de Angola neste momento reside na preparação de eleições anti-democráticas, por um órgão constitucionalmente incompetente, num ambiente de violação sistemática dos direitos e liberdades dos cidadãos e em contravenção às regras imparciais da democracia.

Isaías Samakuva sublinhou ainda que, violando a Constituição angolana, o Governo atribuiu fundos eleitorais a si próprio para desenvolver algumas das competências da Comissão Nacional Eleitoral.

A composição da Comissão Nacional Eleitoral e a organização do processo eleitoral tem sido alvo de discordância entre a UNITA e o MPLA, com o partido da oposição a defender um órgão eleitoral independente.

XS
SM
MD
LG