Links de Acesso

UNITA deve apostar em instituições fortes - dirigente provincial

  • Teodoro Albano

Homem forte?
Isaias Sammakuva

Homem forte? Isaias Sammakuva

Amélia Judite afirma que recentes divergencias se devem a democracia interna e não a crise

A UNITA deve apostar em instituições fortes e não em homens fortes, avisou a Secretária do partido na importante província eleitoral da Huíla, Amélia Judite.

Esta dirigente da UNITA comentava a realização do próximo congresso do seu partido que se vai realizar em breve numa altura de tensão entre dirigentes da organização.

Várias importantes figuras do partido foram recentemente suspensos.

Amélia Judite disse estar convencida que a UNITA vai sair mais forte e coeso no seu 11º congresso para enfrentar dentro da normalidade o maior desafio político do país em 2012 que são as eleições previstas para este ano.

Judite adiantou ainda que o conclave servirá para a reafirmação da identidade do partido comprometido com os princípios da democracia.

Sobre o ambiente actual do partido que antecede o congresso marcado por vozes dissonantes que envolvem históricos, Amélia Judite, garante que o partido precisa de trabalhar em prol de uma instituição forte e não em homens fortes.

“ A UNITA enquanto organização enquanto instituição tem de apostar na fortaleza da instituição e não na fortaleza dos homens. O fundador do partido Dr. Jonas malheiro Savimbi dizia que os homens passam e as instituições ficam. Se a UNITA pensar em apostar em homens fortes e não em instituições fortes eu penso que a durabilidade histórica da UNITA estará em causa,” disse.

Amélia Judite rejeita a a ideia de uma crise no interior do partido e atribui o actual quadro vivido no Galo Negro ao preço da democracia interna que defende ter também os seus limites
“ A própria democracia em si também tem preço.

Eu penso que não podemos impor limites porque a democracia é mesmo assim as pessoas devem dizer o seu pensamento e o mais importante é que não haja atitudes fora dos limites daquilo que é a conduta,” disse ela.

XS
SM
MD
LG