Links de Acesso

Moçambique: Renamo reagrupa antigos guerrilheiros

  • Eduardo Ferro

Moçambique: Renamo reagrupa antigos guerrilheiros

Moçambique: Renamo reagrupa antigos guerrilheiros

Milhares de ex-guerrilheiros serão reagrupados num quartel-general a ser instalado na província de Cabo Delgado

Em Moçambique, o principal partido da oposição, Renamo, anunciou hoje um plano para reagrupar os seus antigos guerrilheiros desmobilizados do exército e aqueles que não foram integrados nas forças armadas unificadas do país.

De acordo com o porta-voz daquele partido, Fernando Mazanga, dentro dos próximos dias, milhares de ex-guerrilheiros serão reagrupados num quartel-general a ser instalado na província de Cabo Delgado, em resposta a um pedido alegadamente formulado por estes durante encontros mantidos recentemente com o presidente do partido, Afonso Dhlakama.

Mazanga disse em entrevista à “Voz da América” que “a Renamo saúda a decisão da criação dos quartéis dos desmobilizados”, acrescentando que "a medida vai avançar dentro de em breve".

A Renamo voltou também a falar da realização de manifestações ao nível nacional prometidas logo depois das eleições gerais de 2009.

Segundo Mazanga, as manifestações fazem parte da revolução que vai acontecer. Segundo ele, há garantias de que a mesma será suportada pelos ex-guerrilheiros a serem aquartelados, que vão assegurar a defesa dos cidadãos que dedidam aderir.

Mazanga confirmou que o seu partido possui armas de fogo que serão disponibilizados para os guerrilheiros a serem aquartelados e que poderão ser usadas sempre que for necessário.

A Renamo refere que a revolução em vista resulta do crescimento da alegada insatisfação dos antigos guerrilheiros com a actual ordem social e pelo incumprimento de parte do acordo geral de paz particularmente no que diz respeito à formação do exército nacional.



XS
SM
MD
LG