Links de Acesso

Rebeldes libios reconquistam cidade de Ajdabiya


Aparelho F-16
Aparelho F-16

Um porta voz dos rebeldes afirmou que mercenários africanos foram mortos durante os confrontos

Rebeldes libios retomaram a estratégica localidade de Ajdabiya que tinham perdido há uma semana atrás, apos ataques aereos de aparelhos da coligação terem atacado forças leais ao dirigente líbio Moammar Gadhafi. Actos de violencia continuaram na Síria e no Iémen, na sequencia dos protestos de sexta feira.

Aparelhos da coligação tinham bombardeado objectivos militares de Gadhafi em Ajdabiya, destruindo vários tanques. Um porta voz dos rebeldes afirmou que mercenários africanos foram mortos durante os confrontos. A cadeia de televisão Al-Arabiya mostrou várias dezenas de mercenários africanos, capturados pelos rebeldes.

Confrontos continuavam na cidade ocidental libia de Misrata, proximo de Tripoli.

As posições defensivas dos efectivos de Muammar Khadafi nas entradas da cidade estavam desertos e tudo o que os jornalistas viram foram alguns tanques totalmente carbonizados.

A estação de televisão Al Jazeera dá conta de uma grande calma na cidade, ouvindo-se apenas o barulho dos veículos da oposição a percorrer as ruas.

As mesmas fontes relatam que as tropas leais a Khadafi foram obrigadas a recuar para Brega, que é uma cidade chave por estar no centro da produção petrolífera do país.

XS
SM
MD
LG