Links de Acesso

Recolha de cartões de eleitor alimenta polémica em Angola

  • Arão Ndipa

Assembleia Nacional de Angola

Assembleia Nacional de Angola

Neste período pré eleitoral muitos têm sido os casos de atropelos à Constituição, dizem analistas



Alguns partidos políticos são acusados de estar a proceder à recolha dos dados dos cartões de eleitores. Este assunto tem agitado alguns sectores da sociedade civil e políticos.

O vice-ministro da Ordem do Território e para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, disse recentemente que a recolha coerciva dos dados dos cartões eleitorais era ilegal.

Neste período pré eleitoral muitos têm sido os casos de atropelos à Constituição. As autoridades responsáveis pela observância da legalidade estão remetidas ao silêncio.

As denúncias sobre a prática da recolha dos dados dos cartões de eleitores expandem-se por todos o país com acusações partilhadas entre a oposição e o partido que sustenta o governo.

As autoridades afirmam que nunca houve qualquer orientação para a recolha de cartões de eleitores como tem vindo a acontecer.

Para comentar o facto o repórter Arão Ndipa conversou com o activista cívico, Minguito Zé e com o presidente do PADDA – Aliança Democrática, Alexandre Sebastião André.

XS
SM
MD
LG