Links de Acesso

UNITA contra "falta de transparência" do Fundo Soberano de Angola


José Filomeno dos Santos, filho do Presidente de Angola e administrador do Fundo Soberano de Angola (FSDEA)
José Filomeno dos Santos, filho do Presidente de Angola e administrador do Fundo Soberano de Angola (FSDEA)

Fundos soberanos de investimento são geralmente formados por países ricos em recursos naturais que querem diversificar a economia

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, criticou a criação de um fundo soberano de investimentos, criado recentemente pelo estado e administrado por um assessor e um dos filhos do presidente José Eduardo dos Santos. Samakuva alega que a sua criação não teve em consideração boas práticas de transparência.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:58 0:00
Faça o Download


Os fundos soberanos de investimento são geralmente formados por países ricos em recursos naturais, como o petróleo, e têm como objectivo garantir rendimentos após o fim desses recursos, diversificando assim a economia.

Falando aos jornalistas, em Benguela, Isaías Samakuva considera prematura criação deste fundo num país como Angola, que ainda tem muitas carências básicas.

“O Fundo Soberano... depois não sabemos como é que se distribui com a falta de transparência que o nosso país vive, com a própria capacidade das pessoas que foram indicadas para gerir o fundo”, afirmou Samakuva, acrescentando que “contudo não penso que Angola está em condições de criar já o Fundo Soberano. Portanto se tem dinheiro para guardar devia ter feito o que está feito para a geração de hoje que está sofrer, não tem nada.”

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) vai ser dirigido por três pessoas, sendo o seu director Armando Manuel secretário do presidente Eduardo dos Santos para questões económicas.

José Filomeno dos Santos, filho do presidente José Eduardo dos Santos é uma das pessoas nomeadas para controlar o fundo soberano de cinco mil milhões de dólares. Esta nomeação está levantar questões de transparência do Fundo.

“Estamos a falar de princípios, o país não se pode gerir no nepotismo, nem na corrupção. Nós queremos ver como é que se chegou a nomeação de pessoas que por sinal são próximas do próprio presidente da república. Quais são os princípios que estiveram na base da nomeação destas pessoas?” questionou o presidente da UNITA
XS
SM
MD
LG