Steve Jobs lembrado como inovador de referência

Steve Jobs, em 2007, na apresentação do iPhone

Fundador da empresa informática Apple mudou a relação entre a tecnologia e o consumidor - diz jornalista Lourenço Medeiros

O sucesso de Steve Jobs deve-se, em boa parte, ao seu hábito de "pensar diferente", diz Lourenço Medeiros, editor de Novas Tecnologias da televisão portuguesa SIC.

Jobs morreu quarta-feira à noite, aos 56 anos, vitimado por um cancro do pâncreas.

O fundador da Apple é conhecido pela concepção de produtos informáticos de ponta como o computador Macintosh, e alguns dos mais inovadores instrumentos de comunicação: o iPod, o iPhone e o iPad - que Lourenço Medeiros considera produtos "de referência".

Steve Jobs "moldou o futuro". disse Medeiros. E parafraseando o presidente Obama lembra que ele teve "a coragem de pensar diferente, o arrojo para julgar que podia mudar o mundo e o talento para o mudar".

Lourenço Medeiros, editor de Novas Tecnologias da SIC, durante uma reportagem na Coreia do Sul.

Para Lourenço Medeiros, Jobs notabilizou-se pela criação de computadores intuitivos, por pormenores como o "rato" com (que tornou parte ingrante dos computadores) e pela criação de aparelhos interactivos com - em vez de teclas - superfícies que reagem dedos e voz dos utilizadores num ambiente virtual que se torna fisicamente palpável.

Clique na barra acima para ouvir a entrevista com Lourenço Medeiros