Trump apela à unidade com Democratas mas mantém-se firme contra a imigração ilegal

Presidente fala ao Congresso sobre "o Estado da União".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta terça-feira á noite um apelo à unidade das forças políticas do país, mas manteve-se firme na necessidade de se fortalecer as fronteiras contra a imigração ilegal, uma questão que tem provocado o impasse legislativo e orçamental no Congresso.

Contudo, o Presidente parece ter aberto a possibilidade de um compromisso nesta questão afirmando que os locais para a construção da “barreira de aço transparente” devem ser identificados por agentes fronteiriços

No seu discurso sobre o “Estado da União” perante as duas Câmaras do Congresso e outras entidades do Governo e convidados especial, Trump criticou também as investigações à sua campanha eleitoral, afirmando que “para haver paz e legislação não pode haver guerra e investigações partidárias”.

Trump descreveu as investigações como sendo "rídiculas".

O Presidente lançou um apelo à unidade das forças políticas do país, ao dizer que “juntos podemos acabar com décadas de impasse politico”.

Veja Também Democratas defendem união e criticam política migratória e encerramento do Governo

“Podemos ultrapassar as divisões velhas, sarar feridas velhas, construir novas coligações, forjar novas soluções e desbloquear a promessa extraordinária do futuro da América”, disse Trump, para quem “a vitoria não é para um partido mas sim para o nosso país”

Imigração

“Esta é uma decisão nós podemos tomar”, disse, acrescentando que nos últimos dois anos o seu Governo tinha avançado “com urgência e velocidade histórica para confrontar problemas negligenciados pelos lideres de ambos os partidos ao longo de muitas décadas”,

Para o Presidente americano a economia americana é agora “a inveja do mundo, os nossos militares os mais fortes do mundo e a América está a vencer todos os dias”.

“Ambos os partidos devem ter a capacidade de se unir para uma reconstrução das infraestruturas a desmoronarem-se”, acrescentou o presidente para quem outra questão em que pode haver unidade é a redução dos preços dos medicamentos que segundo o presidente “são mais altos do que em qualquer outra parte do mundo”

Abordando a questão da imigração o presidente afirmou que “nenhuma questão ilustra melhor a divisão que existe entre a classe trabalhadora da América e a classe política da América do que a imigração ilegal”.

“Políticos e doadores ricos pressionam para fronteiras abertas ao mesmo tempo que vivem atrás de muros, vedações e guardas”, disse o Presidente para quem as autoridades têm “o dever moral de criar um sistema de imigração e proteger as vidas e empregos dos nossos cidadãos”.

O presidente defendeu novamente a construção de um muro ao longo da fronteira do México - “uma barreira de aço transparente não um muro de cimento” – mas disse que os locais para a sua construção deverão ser “identificados por agentes da fronteira como sendo de maior necessidade”.

Politica externa

O Presidente Trump anunciou no seu discurso que a próxima cimeira com o líder da Coreia do Norte Kim Jong Un irá realizar-se nos próximos dias 27 e 28 no Vietname.

Noutro tema ele defendeu a sua decisão de retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irão ao afirmar que os Estados Unidos “não desviarão os olhos de um regime que entoa “morte à América” e ameaça o genocídio do povo judeu”.

O Presidente afirmou que "grandes nações não estão envolvidas em guerras sem fim", e defendeu assim a sua decisão de começar a retirar tropas americanas da Siria e de negociar o fim da "longa e sagrenta" guerra no Afeganistão

Trump abordou também a situação na Venezuela ao afirmar que os Estados Unidos apoiam o povo venezuelano “na sua busca nobre pela liberdade”.

“Condenamos a brutalidade do regime de Maduro cujas políticas socialistas transformaram essa nação da mais rica da América do Sul num estado de pobreza total e desespero”, disse.

O Presidente americano aventou a possibilidade de fazer um novo acordo sobre mísseis com a Russia e incluir nesse acordo a China mas avisou que se isso não acontecer os Estados Unidos irão superar todas as outras potências no desenvolvimento de novas armas.

Ouça aqui o discurso na íntegra:

Your browser doesn’t support HTML5

Trump apela á unidade no discurso sobre oe stado da nação -1:21:05