O primeiro-ministro moçambicano representará o país no terceiro Fórum de Cooperação Internacional no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota da China, que arrancou na terça-feira, 17, e decorre até o dia 23.
Adriano Maleiane também participará no Fórum de Negócios Moçambique China, em que empresários dos dois países vão procurar oportunidades de investimentonos respetivos mercados.
Veja Também EUA vêem 'aumento acentuado' nos comportamentos coercitivos e arriscados da ChinaEntretanto, nesta quarta-feira, 18, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Manuel Gonçalves vai partilhar a experiência de Moçambique sobre o desenvolvimento verde.
“O desenvolvimento verde é olhar para a parte climática. Como podemos aliar o desenvolvimento económico, vez a vez protegermos o meio ambiente. Moçambique tem uma larga experiência em torno disso, sobretudo, ligado às mudanças climáticas. O nosso país tem sido fustigado pelas calamidades naturais, praticamente todos os anos, e tem sabido fazer face a essas calamidades naturais", afirmou Gonçalves, citado pela rádio pública.
O terceiro fórum Cinturão e Rota é uma iniciativa do Governo chinês virada para construção de infra-estruturas de cooperação internacional, com destaque para estradas, pontes, linhas férreas, portos ligando Ásia África e América.
No evento, participam cerca de 140 países entre chefes de Estado e de Governo.