Líder da extrema-direita e do Brexit deixa o partido

Nigel Farage, ao anunciar hoje a sua saída da liderança do partido

Nigel Farage deixa liderança do UKIP porque diz ter conseguido o objectivo da vida dele.

O político Nigel Farage, um dos líderes da campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), anunciou nesta segunda-feira, 4, a sua renúncia como líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP, na sigla em inglês).

"A vitória da 'saída' no referendo significa que minha ambição política foi alcançada", afirmou Farage em conferência de imprensa hoje em Londres, mas adiantou que mantém-se como deputado no Parlamento Europeu para ver as negociações para a saída britânica da União Europeia.

"Quero recuperar meu país", afirmou, para explicar ter ido para o combate“a partir do mundo dos negócios porque queria que fôssemos uma nação que governa a si mesma, não para ser um político de carreira".

Nigel Farage de 52 anos, assumiu o comando do partido em 2006 e, desde então, renunciou à liderança duas vezes, em 2009 e 2015, mas regressou à actividade política.

"O UKIP está em boa posição e continuará, com meu pleno apoio, atraindo um voto significativo", disse Farage, garantindo que não voltará atrás na sua decisão.