Fábrica de armas no Irão atacada por drones

  • VOA Português

Guarda Revolucionária do Irão

O Ministério da Defesa do Irão disse neste domingo, 29, que uma das suas fábricas de armas foi atacada por drones na cidade de Isfahan,no centro do país.

O Governo acrescentou que as suas defesas anti-aéreas abateram um drone e que dois outros explodiram por cima da fábrica causando danos menores no telhado.

O diario Wall Street Journal, de Nova Iorque, citando fontes oficiais americanas e pessoas “familiarizadas com a operação”, noticiou que o ataque foi levado a cabo por Israel .

As autoridades militares de Telavive não comentaram, mas o jornal israelita Jerusalem Post disse citando, fontes de serviços de intelilgência ocidentais, que o ataque foi "um sucesso tremendo".

O jornal revelou ainda que se registaram quatro explosões no local onde se "desenvolvem armas avançadas".

Sabe-se que perto do local atacado há um outro complexo onde se fabricam mísseis.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano Hossein Amir-Abdollahian disse que “estas acções não terão impacto na determinação e intenção dos nossos peritos em alcançar progresso nculeares pacifícos”.

Os meios estatais iranianos noticiaram também um incêndio numa refinaria de petróleo na cidade de Tabriz no norte do país, onde uma pessoa ficou ferida.

Essas fontes não indicaram a razão do incêndio, mas um tremor de terra foi assinalado numa zona vizinha causando a morte de duas pessoas.