Coreia do Norte diz ter testado uma enorme ogiva de míssil de cruzeiro e novo míssil antiaéreo

  • AP

Tela de TV mostra uma imagem do lançamento do míssil da Coreia do Norte durante um programa de notícias na estação ferroviária de Seul, Coreia do Sul, 20 de abril de 2024.

SEUL, Coreia do Sul (AP) – A Coreia do Norte disse no sábado que testou uma ogiva de míssil de cruzeiro “muito grande” e um novo míssil antiaéreo numa área costeira ocidental, enquanto expande as capacidades militares diante do aprofundamento das tensões com os Estados Unidos e Coreia do Sul.

A imprensa estatal norte-coreana reportou que a administração de mísseis do país conduziu, na sexta-feira, um “teste de potência” para a ogiva projetada para o míssil de cruzeiro estratégico Hwasal-1 Ra-3 e um teste de lançamento do míssil antiaéreo Pyoljji-1-2.

A notícia detalha que os testes atingiram um “objetivo certo” não especificado.

Veja Também Kim Jong Un promete “apoio incondicional” a “todas as decisões” de Putin

As fotos divulgadas pela Agência Central de Notícias Coreana oficial do Norte (KCNA) mostraram, pelo menos, dois mísseis sendo disparados de camiões numa pista.

A Coreia do Norte conduziu um conjunto semelhante de testes a 2 de Fevereiro, mas na época não especificou os nomes do míssil de cruzeiro ou do míssil antiaéreo, indicando que possivelmente estava a ver o progresso tecnológico depois de testar o mesmo sistema durante semanas.

A KCNA insistiu que os testes de sexta-feira faziam parte das atividades regulares de desenvolvimento militar do Norte e não tinham nada a ver com a “situação envolvente”.

As tensões na Península Coreana estão no seu ponto mais alto em anos, com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, a intensificar as suas demonstrações de armas, que incluíram mísseis mais poderosos apontados para os EUA e seus alvos no Pacífico.

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão responderam expandindo o seu treino militar combinado e aprimorando as suas estratégias de dissuasão construídas em torno de recursos estratégicos dos EUA.

Veja Também Coreia do Sul, EUA e Japão realizam o primeiro exercício aéreo trilateral em meio a ameaças da Coreia do Norte

Os mísseis de cruzeiro fazem parte de uma coleção crescente de armas norte-coreanas concebidas para subjugar as defesas antimísseis regionais. Eles complementam a vasta gama de mísseis balísticos do Norte, incluindo mísseis balísticos intercontinentais destinados ao território continental dos Estados Unidos.

Analistas dizem que a tecnologia de mísseis antiaéreos é uma área onde a Coreia do Norte poderia beneficiar do aprofundamento da sua cooperação militar com a Rússia, à medida que os dois países se alinham face aos seus confrontos separados e cada vez mais intensos com os EUA.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusaram a Coreia do Norte de fornecer projécteis de artilharia e outros equipamentos à Rússia para ajudar a prolongar os seus combates na Ucrânia