Chevron vai pagar multa a Angola

Governo não revela quantia
Sem estipular a sanção nem a data, ficou claro no comunicado publicado esta quarta-feira que a empresa petrolífera norte-americana Chevron vai ser multada devido ao incidente ocorrido no passado dia 01, em Angola no município do Soyo, Província do Zaire.


Your browser doesn’t support HTML5

Chevron vai pagar multa - 2:04



Em comunicado publicado nesta quarta-feira, o Comité Técnico Executivo do Plano Nacional de Contingências contra Derrames de Petróleo no Mar afirma que como consequência do derrame houve o afundamento de equipamento de perfuração, que provocou um morto.

O acidente ocorreu quando a plataforma "Perro Negro 6" - propriedade da italiana SAIPEM, mas ao serviço da Chevron -, se afundou, depois de o solo marítimo sob um dos três apoios ter escapado durante uma operação de posicionamento da estrutura.

No momento do incidente encontravam-se 103 trabalhadores a bordo, seis dos quais ficaram feridos e um, de nacionalidade búlgara, foi dado como desaparecido.
Segundo o secretário executivo do Comité Técnico Executivo, Júlio Inglês, a Chevron, empresa norte americana vai mesmo ser notificada e multada para "de imediato dar início a negociações sobre as infrações e a remoção do equipamento afundado" disse.

Aquele técnico, acrescentou que a empresa norte-americana vai ainda ser notificada para a realização de "um plano de visitas de auscultação e auditoria às plataformas de petróleo e gás que operam no país, para avaliar os mecanismos de controlo, prevenção e monitorização ambiental".

O equipamento que se encontra afundado foi construído em 2009, na Indonésia, e estava alugado à Chevron até 2015, para prospeção no município do Soyo, província do Zaire, norte do país.

O incidente ocorreu perto da foz do rio Congo, entre as costas de Angola e da República Democrática do Congo.