"Roupa interior" continua a ser arma de terror da Al-Qaeda

  • Eduardo Ferro

Responsável pelas operações de contra terrorismo da casa Branca, John Brennan

Plano para destruir avião de passageiros envolvia Al-Qaeda da Península Arábica

Entidades oficiais americanas afirmaram que descobriram uma conspiração da organização terrorista al Kaida para levar a cabo um atentado contra um avião de passageiros com destino aos Estados Unidos.

A polícia federal americana, FBI, afirmou que tinha detectado a conspiração com o apoio de polícias e serviços secretos estrangeiros.

A conspiração envolvia a utilização de um engenho explosivo numa versão melhorada do dispositivo transportado na roupa interior de um cidadão nigeriano que tentou destruir um avião americano em Detroit no Natal de 2009.

O FBI afirmou que apesar de estar a proceder a testes mais aprofundados, tudo dá a entender que se trata de um engenho semelhante aqueles que são usados pela al Kaida na península arábica.

O FBI afirma contudo que a segurança do público nunca chegou a estar ameaçada.

Um porta-voz do conselho de segurança nacional afirmou que o presidente Barack Obama tinha sido informado da conspiração em Abril passado através do seu conselheiro para assuntos de contra terrorismo John Brennan.

A mesma fonte acrescentou que apesar do presidente Obama ter sido informado de que o engenho não constituía um perigo para o público, decidiu dar ordens ao departamento da segurança interna, à polícia e aos serviços secretos para tomarem todas as medidas necessárias.

Referiu ainda que este caso vem salientar a necessidade de vigilância contra o terrorismo tanto interna como externamente.
Numa intervenção na semana passada aqui em Washington John Brennan afirmou que a al Kaida na península arábica continua muito activa e que continua a procurar oportunidades para atacar os Estados Unidos.

Os Estados Unidos aumentaram entretanto as suas operações com aviões não-tripulados no Iémen e no sábado passado um míssil americano matou o dirigente da al Kaida, Fahd al-Quso, responsável pelo ataque contra um navio da marinha de guerra americana em Aden há cerca de 12 anos atrás.