Links de Acesso

Graves aumentos de preços devido ao golpe em Bissau


Pessoas aguardando transporte para o interior
Pessoas aguardando transporte para o interior

Enquanto se espera pela constituição do Governo a Voz da América constatou que o tecido social está a experimentar momentos difíceis.

Dificuldades agravam-se em Bissau

Enquanto se espera pela constituição do Governo face às indeterminações da comunidade internacional, numa visível divergência de abordagem e de opiniões no que toca à solução da crise político-militar, a Voz de América constatou que o tecido social está a experimentar momentos difíceis e com consequências imprevisíveis.

O panorama aparentemente crítico a que estamos a reportar, está a ser sustentado pela especulação de preços de bens alimentares, no mercado interno, mediante o fraco poder de compra, em virtude da fragilidade económica e financeira de momento. De Bissau, a capital, passando por algumas cidades regionais, as dificuldades são claras e fáceis de descortinar para um observador atento.

As opiniões em primeira pessoa, espelham quanto é evidente a preocupação da população guineense face ao cenário social em presença:

"Penso que as pessoas que deram o golpe de estado tambem deviam pensar nas consequencias do golpe de estado. É lógico que estamos agora a viver tempos difíceis, o custo de vida aumentou e em consequência disso os preços dos produtos de primeira necessidade dispararam no mercado. Penso que as pessoas devem ver em que estado puseram o país, devem pensar ou reflectir melhor para ajudar o país a sair desta situação."

Guineenses em situações difíceis. Querem ver a crise ultrapassada o mais breve possível. Uma possibilidade remota e sem solução a vista, ainda que esteja patente a divergência no seio de organizações internacionais, tendo a derradeira posição de caber ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que deverá emitir um comunicado, transmitindo a sua posição a respeito.

XS
SM
MD
LG