Angola: Situação tensa no Cafunfo após manifestação de mulheres

Forças de segurança patrulham as ruas; assassinatos e mutilações genitais foram razão do protesto
O líder do Partido da Renovação Social ( PRS) Eduardo Kuangana confirmou á Voz da América que dirigentes do seu partido no Cafunfo foram presos na sequência de uma manifestação de vários milhares de mulheres.


Your browser doesn’t support HTML5

manfiestaçãoe prisões nas Lundas - 3:44



A situação permanece tensa nessa localidade da Lunda Norte onde milhares de mulheres saíram ás ruas no Sábado para protestar contra a falta de segurança e contra a passividade da polícia face ao assassinato de várias mulheres.

A manifestação foi organizada pelo PRS mas contou com o apoio de mulheres de outros partidos, disse o dirigente do PRS

Várias mulheres foram mortas nos últimos tempos e os seus órgãos genitais decepados numa onda de assassinatos que deixou as mulheres da região aterrorizadas.

Kuangana disse á Voz da América que a polícia tinha sido informada da manifestação mas que durante a mesma agentes dispararam as suas armas de fogo para as dispersar.

Homens “infiltrados” teriam causado distúrbios queimando e destruindo haveres, disse o líder do PRS

Na sequência da manifestação e dos distúrbios a polícia e as forças armadas lançaram uma operação prendendo vários jovens e os líderes locais do PRS.
Pelo menos 18 pessoas teriam sido presas.

Noticias dizem que os pais dos jovens foram obrigados a pagar cerca de 160 dólares dos jovens. Alguns deles teriam sido torturados.

As ruas do Cafunfo continuavam segunda-feira a ser patrulhadas pela polícia e pelas forças armadas.