Links de Acesso

Venezuela pede ao Brasil para proteger os seus cidadãos após ataque de Sábado


Imigrantes venezuelanos na cidade brasileira de Pacaraima. Foto tirada a 10 de Março de 2018
Imigrantes venezuelanos na cidade brasileira de Pacaraima. Foto tirada a 10 de Março de 2018

A Venezuela pediu ao governo brasileiro que proteja os seus cidadãos, após um confronto que terminou na destruição de abrigos de imigrantes venezuelanos no sábado, 18 de Agosto, na cidade de Pacaraima.

Devido a esse episódio, deflagrado pela suposta agressão a um comerciante brasileiro, a Chancelaria venezuelana contactou o Ministério das Relações Exteriores (MRE), segundo nota divulgada pelo governo de Caracas.

O Ministério venezuelano solicitou às autoridades brasileiras as "garantias correspondentes aos nacionais venezuelanos e que tome as medidas de protecção e segurança das suas famílias e bens".

Governo brasileiro envia tropas para fronteira com a Venezuela

A Chancelaria também manifestou a sua "preocupação com as informações que confirmam ataques a imigrantes venezuelanos, assim como desalojamentos em massa", actos que "violam normas do Direito Internacional".

O tumulto começou na manhã de Sábado, depois de um comerciante ter sido ferido e os seus familiares terem responsabilizado imigrantes venezuelanos.

Em retaliação, dezenas de brasileiros atacaram os dois principais acampamentos improvisados dos imigrantes e queimaram os seus pertences. Três brasileiros ficaram feridos.

O governo do Presidente Nicolás Maduro disse ter ordenado que os funcionários de seu consulado em Boa Vista sigam para Pacaraima para analisar a situação e "velar pela integridade" dos venezuelanos nessa região.

Além disso, denunciou que esses episódios são estimulados por uma "perigosa matriz de opinião xenófoba, multiplicada por governos e pela imprensa ao serviço do imperialismo".

No último ano, o número de imigrantes venezuelanos aumentou na cidade de Pacaraima. diante da grave crise do seu país.

XS
SM
MD
LG