Links de Acesso

Governo brasileiro envia tropas para fronteira com a Venezuela


Acampamento de imigrantes venezuelanos em Roraima, Brasil. Foto tirada a 11 de Março, 2018
Acampamento de imigrantes venezuelanos em Roraima, Brasil. Foto tirada a 11 de Março, 2018

O governo brasileiro está a enviar tropas para a fronteira com a Venezuela, após um dia de tensões na cidade fronteiriça de Pacaraima, no Estado de Roraima, depois de imigrantes venezuelanos terem sido acusados de roubar e agredir violentamente um comerciante local.

As tropas devem chegar nesta Segunda-feira, 20 de Agosto.

A cidade fronteiriça de Pacaraima, no estado de Roraima, vive momentos de tensão, depois de neste Sábado terem ocorrido confrontos entre brasileiros e imigrantes venezuelanos cujos acampamentos improvisados foram destruídos e incendiados.

O tumulto começou na manhã de Sábado, quando os familiares de um comerciante que foi atacado acusaram os imigrantes venezuelanos do sucedido.

Dezenas de brasileiros, em retaliação, atacaram os dois principais acampamentos improvisados dos imigrantes e queimaram os seus pertences.

As autoridades que operam na região para atender ao fluxo migratório dos venezuelanos confirmaram o ocorrido e informaram que o comerciante ferido encontra-se estável na Boa Vista, capital do estado de Roraima.

Nos confrontos, três brasileiros ficaram feridos, segundo um porta-voz da Polícia Militar, e não houve detidos. Não há informações sobre os venezuelanos, muitos dos quais, segundo imagens divulgadas por moradores da cidade, cruzaram a fronteira de regresso ao seu país.

A governadora do estado de Roraima, Suely Campos, pediu reforços de segurança a Brasília para "enfrentar o aumento da criminalidade" que ela atribui ao aumento de venezuelanos na região.

XS
SM
MD
LG