Links de Acesso

Vacina experimental contra o ébola tem resultados promissores nos EUA


Cientistas disseram estar mais perto do desenvolvimento de uma vacina viável contra o ébola, após resultados promissores de um teste de fase 1, mas advertiram que ainda serão precisos meses antes do seu uso em campo.

O New England Journal of Medicin revela que na primeira fase de testes, 20 adultos saudáveis tomaram injecções, divididas em doses maiores e menores da vacina, e todos desenvolveram os anti-corpos necessários para combater o ébola. A revista cita cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), que conduziram o estudo.

As vacinas em desenvolvimento "podem agir para por um fim a esta epidemia e, sem dúvida, serão criticamente importantes na prevenção de futuros grandes surtos", observou Anthony Fauci, director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), que realiza este trabalho em conjunto com o laboratório GlaxoSmithKline.

"Com base nestes resultados positivos obtidos no primeiro teste com humanos desta candidata a vacina, aceleramos nossos planos para a realização de testes mais amplos a fim de determinar se a vacina é eficaz na prevenção da infecção por ébola", concluiu Fauci. Entretanto, a vacina do NIAID/GSK ainda está longe de ser testada em campo.

O que sabe sobre o ébola?

XS
SM
MD
LG