Links de Acesso

Incerteza até ao fim na recta final das presidenciais americanas


A campanha para as eleições presidenciais americanas está a intensificar-se cada vez mais com o presidente Barack Obama realizando um périplo pelo país e o seu adversário republicano, Mitt Romney, concentrando os esforços no Ohio um estado fundamental nesta corrida á Casa Branca.

O presidente Obama desloca-se aos estados da Florida, Virgínia, Illinois, e Ohio. No Ilinois aproveitará para votar aproveitando o programa de votação antecipada existente no seu estado de residência.

As outras três etapas servirão para a realização de comícios tentando convencer eleitores ainda indecisos a darem-lhe um segundo mandato de 4 anos. O presidente termina o seu dia de hoje regressando logo à noite a Washington.

Por seu lado Mitt Romney passará todo o dia no estado do Ohio visitando as cidades de Cincinati, Worthington e Defiance. O estado de Ohio é determinante nestas eleições presidenciais e os dois candidatos têm dedicado grande parte dos seus recursos naquela região do país e também na Florida e Virgínia considerados igualmente cruciais para a corrida à casa Branca.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:32 0:00
Faça o Download


De facto, os estados hoje visitados por Barack Obama e Mitt Romney , poderão fazer pender a balança para qualquer um dos lados.

Para chegar à Casa Branca o candidato vencedor terá que conseguir 270 votos dos grandes eleitores que representam os estados americanos. Na maior parte dos casos as tendências de voto já são conhecidas prevendo-se com bastante exactidão se ficarão nas mãos dos republicanos ou dos democratas.

Contudo numa mão cheia de estados, entre os quais aqueles que estão hoje a ser visitados por Obama e Romney, a luta é muito mais renhida e poderão fazer pender a balança para qualquer um dos lados podendo alterar a aritmética do colégio eleitoral.

Enquanto isso à escala nacional as últimas sondagens apontam para uma corrida presidencial especialmente emocionante com os dois candidatos virtualmente empatados.
XS
SM
MD
LG