Links de Acesso

"Isto não vai ficar assim", garante Adalberto da Costa Júnior


Adalberto Costa Junior, UNITA
Adalberto Costa Junior, UNITA

UNITA pede comissão de inquérito para investigar ataques em Benguela.

O grupo parlamentar da UNITA vai pedir uma comissão de inquérito para investigar os ataques contra uma delegação liderada por Adalberto da Costa Júnior na sede comunal da Capupa na quarta-feira, 25, em Benguela.

A informação foi avançada à VOA pelo líder da bancada parlamentar do principal partido da oposição, para quem “isto não vai ficar assim porque foi algo premeditado e cujos autores são fáceis de identificar porque foram vistos por nós e pela polícia no local”.

Como consequência dos ataques, foi morto o inspector em Benguela da Unita Fernando Sachepa, várias pessoas foram agredidas e algumas estão desaparecidas, reiterou Costa Júnior, para quem o facto de ter-se “substituído a bandeira da Unita pela do MPLA quer dizer que há relação com o partido que os governa”.

Alvo de pelo menos cinco emboscadas num percurso de cerca de oito quilómetros, a delegação da UNITA sofreu “vários ataques verbais durante todo o dia e depois agressões físicas que poderiam ter consequências piores não fosse a intervenção de antigos militares, desarmados, que nos acompanham”, relata Adalberto da Costa Júnior.

Até a polícia foi atacada, conta Costa Júnior, que lamenta a apatia dos agentes apesar das “reiteradas ameaças de agressão”.

Aquele parlamentar reitera que “isto não fica por aqui e as instituições têm de começar a provar que têm algum valor, que têm alguma razão para existir e estamos a ver o que as autoridades vão fazer porque desta vez as coisas não serão esquecidas”.

XS
SM
MD
LG