Links de Acesso

UNITA insiste na mudança da bandeira e símbolo de Angola


Angola flgag bandeira
Angola flgag bandeira

Maior partido da oposição quer também mudar lei da nacionalidade

A UNITA diz que vai continuar a lutar este ano pela mudança dos actuais símbolos alegando que sua semelhança com os do MPLA afastam a reconciliação nacional.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:48 0:00
Faça o Download
Vitorino Nhany
Vitorino Nhany

​ O seu secretário geral Victorino Nhany disse que esta intenção consta da agenda política para 2015, ano que em a presente Constituição completa cinco anos de vigência.

A Carta Magna do país atribui à Assembleia Nacional a faculdade de rever algumas das suas cláusulas decorridos cinco anos da sua entrada em vigor ou da ultima revisão ordinária.

Prevê também que a Assembleia Nacional “pode assumir, a todo o tempo, poderes de revisão extraordinária, por deliberação de uma maioria de 2/3 dos Deputados em efectividade”.

O secretário geral da UNITA sustentou que o Hino e a Bandeira Nacional devem ser revistos .

"Para uma reconciliação nacional, em que todos os sintamos vinculados a um hino nacional e a uma bandeira seria bom que houvesse vontade política no sentido de se fazer essa revisão", disse.

O principal partido da oposição é também a favor anulação da proposta de Lei da Nacionalidade, aprovada na generalidade em 2014, por dar poderes ao Presidente da República para dar a nacionalidade angolana a estrangeiros por considerar que esta é uma matéria da competência Parlamento, segundo Victorino Nhany.

XS
SM
MD
LG