Links de Acesso

Angola: Fundo soberano pode colmatar queda do preço do petróleo, diz oposição


"O Fundo Soberano não deve estar todo ele consumido, não foi gasto tudo deve haver um bom montante capaz de amortecer, almofadar as dificuldades"

A oposição parlamentar angolana considera que o dinheiro do Fundo Soberano pode servir para que Angola não sofra com a queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Isto depois do Presidente José Eduardo dos Santos ter afirmado que 2015 será um ano difícil para Angola devido à queda do preço do petróleo que vai reduzir substancialmente as receitas do país e consequentemente os gastos orçamentais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:58 0:00
Faça o Download

O economista e deputado pela bancada da UNITA, Fernando Heitor, defende que o Fundo Soberano deverá ter valores suficientes para prevenir eventual crise este ano em Angola.

"O Fundo Soberano não deve estar todo ele consumido, não foi gasto tudo deve haver um bom montante capaz de amortecer, almofadar as dificuldades resultantes do abaixamento do preço do petróleo", disse

Heitor diz não perceber também como o governo coloca a taxa de crescimento da economia a níveis altos se se prevê redução de investimentos.

"Vai haver menos investimentos porque há menos dinheiro então como 'e que o governo prevê uma taxa de crescimento da economia altíssima de nove porcento?”, interrogou.

“Isto é para atirar areia aos olhos dos cidadãos e criar falsas expectativas”, acrescentou.

Por seu turno o antigo chefe da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social, Sapalo António pensa que os dinheiros dos exercícios económicos anteriores, quando o preço do petróleo estava em alta devem ser utilizados agora.

"Havia muita diferença naquela altura em que o preço do barril de petróleo no mercado internacional era superior ao preço com se estimava o nosso OGE, esta diferença nunca esteve sob controlo das instituições competentes" , disse

Na mesma senda alinha o deputado pela CASA-CE, Alexandre Sebastião André questiona o paradeiro dos valores dos vários fundos criados.

XS
SM
MD
LG