Links de Acesso

UNICEF apoia programas de saúde e de educação a favor de crianças angolanas


Chuvas na Huíla deixam isoladas localidades do interior (Arquivo)
Chuvas na Huíla deixam isoladas localidades do interior (Arquivo)

Província da Huíla foi escolhida para o desenvolvimento da iniciativa "Municípios Amigos da Criança" da agência das Nações Unidas

A Agência da Nações Unidas para a Infância UNICEF, está a apoiar o governo angolano nos vários programas de desenvolvimento e protecção da criança com impacto na província da Huíla.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:56 0:00
Faça o Download

Os programas voltados para a saúde e educação, compreendem entre outros, a administração da vitamina A e albendazol nas crianças menores de cinco anos, a eliminação da transmissão vertical do VIH sida de mãe para filho, a formação do pessoal de saúde e agentes comunitários, saneamento total bem como a análise da situação da educação na primeira infância.

A prática de crimes por parte de menores está também na agenda da UNICEF, que está a apoiar o mapeamento dos parceiros de implementação das medidas de prevenção criminal, segundo fez saber o representante assistente na Huíla, Paulo Mendes.

“ E neste particular já apoiou e está na fase de finalização a documentação desta intervenção piloto sobre medidas de prevenção criminal que foi implementada cá na Huíla e que agora está a ser documentada e está na sua fase final.”

E o município da Matala na Huíla está entre os dois do país escolhidos para desenvolver a denominada iniciativa da UNCEF, “Municípios Amigos da Criança."

O objectivo é avaliar até que ponto as políticas públicas são reflectidas nos direitos da criança a nível local. Paulo Mendes falou da operacionalidade da iniciativa.

“ Do ponto de vista operacional a iniciativa município amigos da criança avalia o desempenho de cada município na garantia dos direitos da criança tendo em conta três eixos: o impacto social que avalia as condições de vida das crianças nas áreas da saúde, educação e protecção. O outro eixo é a gestão das políticas públicas que avalia as acções e os programas criados e geridos pelo município e o último é a participação cívica que verifica o envolvimento das crianças e a sua mobilização em torno da participação política, cultural, desportiva e da cidadania."

A circunscrição do Andulo na província do Bié é a segunda região de Angola que vai ver implementada pela UNICEF a iniciativa “Municípios Amigos da Criança”.
XS
SM
MD
LG