Links de Acesso

Unicef alerta para tráfico de menores "por encomenda" no mundo digital


Crianças exploram pequenos computadores portáteis na escola da missão católica Dom Bosco no Sambizanga, Luanda. Angola
Crianças exploram pequenos computadores portáteis na escola da missão católica Dom Bosco no Sambizanga, Luanda. Angola

A agência aborda a situação da "Criança no mundo digital" num novo relatório em que destaca que governos e sector privado devem ter papel relevante para proteger os menores dos perigos online e aumentar o acesso a conteúdos seguros.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, considera que milhares de crianças estão expostas a novos riscos no mundo digital.

Num estudo lançado esta semana, agência destaca que as redes fechadas, conhecidas como a DarkNet, permitem que a exploração, o tráfico e o abuso sexual de menores sejam "feitos por encomenda".

No relatório de 2017 sobre a situação da "Criança no mundo digital", a agência destaca que a forte presença de aparelhos móveis na vida dos menores tornou o acesso online menos controlado e, potencialmente, mais perigoso.

Em declarações à ONU News, o representante do Unicef em Angola, Abubacar Sultan, reconheceu os riscos da internet, mas destacou as vantagens.

"Os riscos podem em alguns casos agravar sobretudo as condições de vulnerabilidade de crianças à violência, ao abuso e à exploração. Mas, os benefícios são muito maiores. Por um lado, os riscos podem ser prevenidos e estando prevenidos deveríamos focalizar bastante, sobretudo, na vertente de benefícios criando uma oportunidade para, sobretudo, aqueles que são mais desfavorecidos tenham também acesso aos benefícios desta idade digital e possam fazer parte deste mundo".

XS
SM
MD
LG