Links de Acesso

Uma de cada quatro crianças no mundo vive em países em conflito


Relatório do Unicef diz haver 535 milhões de crianças em áreas de guerra.

Uma de cada quatro crianças no mundo vive em países em conflito, "sem protecção, sem acesso à saúde e educação de qualidade e com problemas de nutrição", denunciou nesta sexta-feira, 9, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) num relatório que assinala os 70 anos da organização.

O número é considerado "colossal" pelo porta-voz daquela agência da ONU, Cristoph Boulierac, que revelou que 535 milhões de crianças encontram-se nessa situação.

Três quartos daquele total vivem da África Subsaariana, cerca de 393 milhões, que estão ameaçadas por guerras e crise humanitária de todos os tipos, seguidos pelos países do Oriente Médio e o norte da África, nos quais residem 12 por cento do total dos menores acfetados.

Crianças-soldados, um fenómeno mundial

Metade das quase 50 milhões de crianças deslocadas foi afastada das suas casas por conflitos, afirma o Unicef, que manifestou especial preocupação com os menores na Síria, Nigéria, Afeganistão, Iémen e Sudão do Sul.

O número de crianças que vivem nas 16 áreas sitiadas da Síria, sem acesso a serviços básicos e nem a ajuda humanitária, chega a 500 mil, de acordo com Unicef.

O relatório indica ainda que no nordeste da Nigéria um milhão de crianças foram obrigadas a fugir dos ataques do grupo terrorista Boko Haram enquanto no Iémen já são quase 10 milhões afectadas pelo conflito que arrasa aquele Estado da península arábica.

A representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a questão das crianças e dos conflitos armados, Leila Zerrougui, denunciou ainda a presença de crianças-soldado no Sudão, Mali, Líbia, Congo e República Centro-Africana.

"Não há dúvidas de que grupos armados ao redor do planeta estão a recrutar crianças nas suas fileiras de forma forçosa", sublinhou Zerrougui.

Alguns dos “actores não estatais”, aquela responsável indicou os grupos radicais Estado Islâmico, a frente da Conquista do Levante (antigo Frente al Nusra) e o Boko Haram.

XS
SM
MD
LG