Links de Acesso

Um em cada três novos desempregados no mundo será brasileiro


Desemprego aumenta em 2017
Desemprego aumenta em 2017

Relatório da Organização Mundial da Saúde diz que só China e India lideram terão mais desempregados do que o Brasil.

O número de desempregados no mundo deverá subir de 5,7 por cento em 2016 para 5,8 por cento em 2017, o que representará um aumento de 3,4 milhões no número de pessoas desempregadas.

A conclusão é relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentado nesta quinta-feira, 12.

Ao todo, serão 201,1 milhões de pessoas sem emprego no planeta neste ano.

Guy Ryder, director-geral da OIT
Guy Ryder, director-geral da OIT

O estudo "Perspectivas sociais e do emprego no mundo - Tendências de 2017", revela que um de cada três novos desempregados no mundo em 2017 será brasileiro.

A OIT estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais na comparação com 2016, passando de um total de 12,4 milhões para 13,6 milhões, e chegará a 13,8 milhões em 2018.

Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, superado apenas pela China e Índia.

Na China, a OIT prevê que o número subirá de 37,3 milhões para 37,6 milhões em 2016, enquanto na Índia, aumentará de 17,7 milhões para 17,8 milhões.

A OIT projecta o índice de desemprego no Brasil neste ano em 12,4 por cento, um ponto acima do percentual de 2016.

Para 2018, a projecção também é de 12,4%.

O relatório mostra ainda que as formas vulneráveis de trabalho – como trabalhadores familiares não remunerados e trabalhadores por conta própria – devem representar mais de 42 por cento da ocupação total, ou seja, 1,4 mil milhão de pessoas em todo o mundo em 2017.

"O crescimento económico continu decepcionante e é menor do que o esperado, tanto em nível quanto em grau de inclusão. Isso delineia um quadro preocupante para a economia mundial e sua capacidade de criar empregos suficientes, muito menos empregos de qualidade. A persistência de altos níveis de formas vulneráveis de emprego, associadas a uma evidente falta de avanços na qualidade dos empregos – mesmo em países onde os números agregados estão melhorando – é alarmante. Temos de garantir que os ganhos do crescimento sejam compartilhados de forma inclusiva", afirmou o director geral da OIT, Guy Ryde, na apresentação do relatório em Genebra, Suíça.

XS
SM
MD
LG