Links de Acesso

Sábado, 15 de Maio de 2010


Na Tailândia prosseguem confrontos sangrentos entre forças de segurança e manifestantes do movimento “Camisa Vermelha”, que continuam a protestar contra o governo.

Desde os primeiros incidentes, registados na quinta-feira, foram mortas na capital tailandesa 22 pessoas e, pelo menos, 170 ficaram feridas. Diversos jornalistas estrangeiros contam-se entre os feridos.

O contestado primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva disse, durante uma intervenção na TV, no sábado, que o governo não irá ceder face aos manifestantes.

Os elementos do movimento “Camisa Vermelha” afirmam que o governo é ilegítimo e que deveria de demitir-se, convocando novas eleições.

Palestinianos de Luto

Milhares de palestinianos puseram por momentos as suas divergências políticas para assinalarem luto pelo aniversário da criação do Estado de Israel.

Membros das duas principais facções políticas palestinianas, o Hamas e a Fatah, desfilaram lado a lado ostentando bandeiras palestinianas através das ruas de Gaza, no sábado, assinalando, pelo segundo dia consecutivo, o que designaram por “catástrofe”, referindo-se à data da criação de Israel.

Na Margem Ocidental, sirenes tocaram nas várias localidades palestinianas. Mais de 700 mil palestinianos fugiram ou foram obrigados a fugir das suas casas na sequência dos conflitos que se seguiram à declaração do Estado de Israel, em 1948. Segundo a ONU, há quase cinco milhões de palestinianos a viver em toda a região do Médio Oriente.

Civis Raptados no Paquistão

No Paquistão, autoridades regionais anunciaram que rebeldes raptaram 14 civis no Nordeste do país. Entre os raptados inclui-se dois funcionários da empresa de electricidade de Peshwar. Contrariamente a estas informações, a polícia diz que foram raptadas 60 pessoas.

De acordo com a informação policial, militantes fortemente armados emboscaram várias viaturas que circulavam na região de Kurram, raptando os seus ocupantes.

Operações Militares no Afeganistão

As autoridades afegãs anunciaram que as suas forças, aliadas com tropas da NATO, realizaram operações em todo o país tendo morto, pelo menos, 25 rebeldes.

Na Província de Helmand, tropas mataram 10 rebeldes e capturaram um destacado comandante dos talibãs, o mulá Mohamed Hassan, o qual terá estado envolvido em ataques contra tropas no Norte daquela província.

Oito outros militantes foram mortos e dois outros foram capturados na Província de Nangahar.

Maré Negra no Golfo: Nova Tentativa

Engenheiros da empresa petrolífera BP estão envolvidos na sua mais recente operação para travar a massiva fuga de petróleo bruto que está a poluir as águas do Golfo do México.

Este sábado, foi iniciada uma tentativa para ligar um tubo com o ponto onde o petróleo está a sair para bombear aquele produto directamente para um navio que se encontra à superfície.

A BP não foi bem sucedida em iniciativas anteriores em conter aquela fuga de centenas de milhar de litros de petróleo bruto por dia, depois da explosão de uma plataforma de exploração que explodiu, há três semanas atrás.

China Vai Construir Refinarias na Nigéria

A Nigéria assinou um acordo com a China, no valor de 23 mil milhões de dólares, para a construção de três refinarias de gasolina e de um complexo petrolífero naquele país africano.

O acordo, assinado entre a companhia estatal nigeriana e a empresa estatal chinesa de engenharia civil, irá acrescentar 750 mil barris por dia de produtos refinados à actual capacidade da Nigéria.

Em comunicado, a Nigéria anunciou que quer reduzir os 10 mil milhões de dólares que gasta anualmente em produtos petrolíferos refinados.

A produção das actuais quatro refinarias nigerianas está drasticamente reduzida devido à má gestão e à corrupção.

Novos Raptos no Delta do Níger

As autoridades nigerianas anunciaram que militantes da região do Delta do Níger raptaram quatro empregados da construção civil libaneses, os quais trabalhavam para a empresa Stemco.

Os raptos deram-se na sexta-feira, tendo os assaltantes aberto fogo contra a polícia, antes de terem fugido com as vítimas.

Este ataque deu-se no mesmo dia em que o novo presidente, Goodluck Jonathan, visitou a região pela primeira vez desde que tomou posse do cargo.

Darfur: Governo Mata 108 Rebeldes

O exército sudanês anunciou ter morto 108 elementos do Movimento para a Justiça e Igualdade, tendo detido 61 outros.

O exército diz-se agora em controlo da zona de Jabel Moun, junto à fronteira com o Chade. Um porta-voz do exército governamental adianta que foram capturadas várias viaturas na sequência desta operação.

Na quinta-feira, a polícia sudanesa tinha anunciado que forças do Movimento para a Igualdade e Justiça tinham atacado uma coluna governamental, depois de ter ameaçado abandonar conversações que estava a manter com representantes do governo.

XS
SM
MD
LG