Links de Acesso

Sábado, 5 de Junho de 2010


Forças israelitas entraram a bordo de um navio que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, depois de este ter ignorado repetidos avisos para mudar de rumo.
Os militares israelitas afirmam que os militantes pró-palestinianos que se encontravam a bordo daquele navio de nacionalidade irlandesa não resistiram quando as tropas tomaram de assalto a embarcação, este sábado.
O navio em causa transportava 20 toneladas de ajuda e entre o grupo de activista a bordo incluía um Prémio Nobel da Paz.As tropas israelitas conduziram o navio até ao porto de Ashod, no Sul de Israel para inspecção.
Esta é a segunda tentativa numa semana por parte do Movimento em Prol de Gaza Livre de entregar ajuda humanitária aquele território palestiniano alvo de um boicote israelita. Na segunda-feira, nove pessoas foram mortas quando um grupo de comandos israelitas.

Medvedev Apoia Sanções Contra o Irão

O presidente Dmitri Medvedev, da Rússia, afirmou, no sábado, existir um acordo internacional quanto à aplicação de sanções contra o Irão.
Os seus comentários foram feitos depois de um dois dias de conversações que manteve com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Medvedev disse ter esperança que a liderança iraniana ouça o apelo da comunidade internacional.
A Rússia tem-se revelado relutante em impor sanções ao Irão, um dos seus tradicionais parceiros comerciais.
Os EUA e os seus aliados ocidentais têm acusado o Irão de estar a desenvolver armas nucleares. Teerão argumenta que o seu programa nuclear se destina exclusivamente a fins pacíficos.

Gates Critica Coreia do Norte

O Secretário Americano da Defesa, Robert Gates, afirma que o navio de Guerra sul-coreano afundado pela Coreis do Norte faz parte do comportamento irresponsável de agressão porte das autoridades de Pyongyang.
Gates disse perante ministro da defesa asiáticos reunidos em Singapura que os EUA estão a avaliar as opções adicionais para responsabilizar a Coreia do Norte pelo seu acto de agressão sem, no entanto, ser específico.

Golfo do México: Obama Reafirma Apoio

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirma que irá apoiar as comunidades afectadas pela maré negra no Golfo do México até que a crise e os seus efeitos tenham sido ultrapassados.
Obama, durante a habitual mensagem de sábado pela rádio, especificou os esforços que o governo americano está a fazer para conter e limpar milhões de litros de petróleo bruto que começou a danificar a costa dos EUA.
As declarações do presidente americano foram feitas depois de se ter deslocado, na sexta-feira, ao estado da Louisiana para verificar no local o que a petrolífera BP está a fazer para travar a poluição causada por uma fuga de petróleo bruto de um poço no fundo do mar.

G-20: Economia Está a Recuperar


Os ministros das finanças e os governadores dos bancos centrais das principais economias do mundo terminaram, este sábado, uma cimeira na Coreia do Sul, prometendo coordenar esforços para apoiar a recuperação da economia global.
Líderes do chamado Grupo dos 20, ou G-20, disseram que a economia global está a crescer de novo, mas que existem ainda grandes obstáculos para uma total recuperação.

Burundi: Partidos Retiram-se da Corrida Eleitoral


O principal partido da oposição no Burundi anunciou que vai desistir das eleições presidenciais marcadas para este mês por recear que a votação seja fraudulenta.
O líder do partido UPRONA, Boaventure Niyoynakana afirma que o seu candidato, o primeiro vice-presidente Yves Sahinguvu vai retirar-se da corrida eleitoral.
Esta decisão deixa o actual presidente Pierre Nkurunziza como o candidato único às eleições do dia 28 de Junho.
Cinco outros partidos da oposição retiraram-se da corrida eleitoral, na terça-feira, por estarem em crer que a votação será fraudulenta. Não obstante estas decisões a comissão eleitoral do Burundi anunciou que as eleições terão lugar, conforme previsto.

Drogba Poderá Jogar no Mundial

A Federação de Futebol da Costa do Marfim afirma que o capitão da sua equipa, Didier Drogba, poderá jogar no campeonato do mundo de futebol, apesar de ter partido um braço durante um jogo treino contra o Japão, na sexta-feira.
A Federação de Futebol da Costa do Marfim admite que Drogba não poderá participar no jogo de abertura dia 15 contra Portugal, mas não está excluído de participar noutros jogos do mundial.

Italiana Vence Roland Garros


Francesca Schiavone, a 17a tenista do raking mundial, ganhou o torneio de Roland Garros, em França, tornando-se na primeira tenista italiana a conseguir semelhante feito.
Schiavone bateu a australiana Samantha Stosur por
6-4, 7-6.
A final de homens está marcada para domingo, entre o espanhol Rafael Nadal e o sueco Robin Soderling.

XS
SM
MD
LG