Links de Acesso

UE: Voto suíço contra livre circulação de cidadãos europeus "terá consequências"


A União Europeia (UE) vai rever a totalidade das suas relações com a Suíça em resultado do referendo de domingo em favor da introdução de quotas à imigração de cidadãos europeus, o que poderá resultar numa restrição ao seu acesso ao mercado comunitário. "Não podemos deixar passar" o resultado da votação, afirmou Didier Reynders, ministro belga dos Negócios Estrangeiros, pouco antes do arranque de uma reunião dos seus pares da UE, em Bruxelas.

A Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, reiterou nesta segunda-feira que vai examinar as implicações da votação sobre a totalidade das relações entre o bloco e a Suíça, deixando implícito que o resultado do referendo poderá resultar numa restrição do seu acesso ao mercado interno europeu.

A Confederação Helvética não é membro da UE mas beneficia desde 1999 de um acesso alargado ao mercado interno comunitário, no quadro de um vasto acordo que implicou a integração na legislação interna de uma boa parte do direito comunitário, incluindo no que se refere às quatro liberdades de circulação: cidadãos, mercadorias, capitais e serviços.
XS
SM
MD
LG