Os russos assumiram o controlo da fábrica, das vilas e da pequena cidade que emprestou o seu nome à região durante quase dois meses. Agora Chernobyl está de novo sob controlo ucraniano, mas os receios de outra invasão mantêm-se.
Ucranianos dizem que temem que os russos possam voltar a atacar Chernobyl
Local do maior acidente nuclear da história, Chernobyl tornou-se ao longo dos anos uma das maiores atracções turísticas da Ucrânia. Apesar de ainda abrigar elevados níveis de radiação, Chernobyl foi um dos primeiros alvos militares da Rússia na sua invasão da Ucrânia há quase um ano.
1
Uma máscara de gás da era soviética repousa numa árvore no exterior da central nuclear de Chernobyl na Ucrânia - 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)
2
Um autocarro usado para levar turistas a visitar Chernobyl foi usado como alvo de ataque por soldados russos que ocupavam a área da central eléctrica de Chernobyl, Ucrânia - 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)
3
Uma trabalhadora do complexo de Chernobyl que vive numa aldeia próxima lembra-se da época em que os russos ocuparam esta área no início da guerra, Chernobyl, Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)
4
O reactor número 4 da central de Chernobyl explodiu a 26 de Abril de 1986, e está agora protegido por um sarcófago de betão e uma cobertura metálica. Chernobyl, a 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)