Links de Acesso

Turquia discute com Estados Unidos retirada das tropas americanas da Síria


Donald Trump (esq) e Receep Erdogan (dir)

Delegaçao americana é esperada em Ancara

A Presidência da Turquia anunciou nesta segunda-feira, 24, que aguarda a chegada de uma delegação dos Estados Unidos esta semana a Ancara para negociar a retirada das tropas americanas da Síria.

"Uma delegação dos Estados Unidos virá à Turquia esta semana", declarou o porta-voz da Presidência turca, Ibrahim Kalin, assinalando que a retirada americana não terá impacto na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico no norte da Síria.

"Não haverá interrupção da luta contra o Estado Islâmico. A Turquia mostrará a mesma determinação contra o grupo. De forma alguma nossa luta contra o EI diminuirá", afirmou Kalin.

Conversa entre Trump e Erdogan

No domingo, 23, os presidentes Donald Trump e Recep Erdogan "concordaram em garantir a coordenação entre os militares, diplomatas e outras autoridades dos seus países, para evitar o vazio de poder que poderia resultar da retirada e da fase de transição na Síria", disse mesma fonte.

No Twitter, Trump disse que conversou com Erdogan sobre "o Estado Islâmico, o nosso compromisso mútuo na Síria e a retirada lenta e muito coordenada das tropas americanas daquela região, bem como relações comerciais bastante aumentadas".

Trump concluiu que ele e Erdogan também discutiram um comércio "fortemente expandido" entre os Estados Unidos e a Turquia, após o relacionamento entre os dois aliados da Nato ter enfrentado turbulências recentes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG