Links de Acesso

Turquia considera preocupante transferência da embaixada americana para Jerusalém


Presidente Donald Trump assinou a proclamação em que os Estados Unidos reconhecem Jerusalem como capital de Israel e que vai transferir a embaixada americana Dez. 6, 2017.

A Turquia considerou neste sábado, 24 de Fevereiro, "extremamente preocupante" a decisão anunciada na sexta-feira pelo governo dos Estados Unidos de transferir em Maio a sua embaixada em Israel de Tel Aviv para a Jerusalém, acusando Washington de abalar as esperanças de paz.

"Em reacção a esta decisão extremamente preocupante dos Estados Unidos, a Turquia continuará, ao lado da maioria da comunidade internacional, defendendo os direitos legítimos dos palestinianos", afirmou o ministério turco das Relações Exteriores.

A decisão "ilustra a insistência (do governo dos Estados Unidos) em demolir as condições para a paz, pisando no direito internacional, nas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Jerusalém", acrescentou o ministério num comunicado.

O Presidente Donald Trump anunciou em Dezembro a decisão de transferir para Jerusalém a embaixada americana em Israel. O Departamento de Estado afirmou na sexta-feira, 23, que a mudança acontecerá em Maio, por ocasião do 70º aniversário da criação do Estado Israel.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG