Links de Acesso

Números de casos de tuberculose preocupam na Huíla

  • VOA Português

Hospital Geral de Lubango

Director clínico Hospital Sanatório do Lubango diz que a doença é um problema de saúde pública

Alguns números assustadores de casos de tuberculose na província da Huíla estão a preocupar as autoridades sanitárias locais.

Só no passado mês de Janeiro, 241 novos casos de tuberculose foram diagnosticados no Hospital Sanatório do Lubango num universo de mais de 850 consulta realizadas.

Tuberculose na Huíla -2:34
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:19 0:00

No mesmp período, registaram-se ainda 35 óbitos, situação que leva o director clínico da unidade hospitalar, Lourenço, Kotele, a concluir que a doença é ainda uma urgência para a saúde pública na província da Huíla.

"A tuberculose no Hospital Sanatório ainda vê-se como uma situação de urgência para a saúde pública. Conseguimos avaliar que a maior parte das mortes acontece nas primeiras 24 horas, ressalvando a necessidade da gravidade que eles trazem porque ficam mais tempo nas suas casas. Foram 17 doentes que morreram em menos de 24 horas", explica Kotele.

A taxa de abandono ao tratamento é o outro problema que inquieta o hospital, que no período assinalou 53 doentes, situação que leva muitos deles a regressar ao dispensário já em estado terminal.

Refira-se que, segundo o Ministério da Saúde, o país registou no ano passado 56.598 casos de tuberculose, que resultaram em 1.373 mortes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG