Links de Acesso

Trump suspende plano de mudar embaixada americana em Israel

  • Redacção VOA

Benjamin Netanyahu e Donald Trump na Casa Branca

Presidente americano prometeu mudar a representação diplomática de Telaviv para Jerusalém

O Presidente dos Estados Unidos suspendeu o plano de mudar a embaixada do país em Israel de Telavive para Jerusalém, uma promessa que fez há meses, mas que poderia prejudicar qualquer aproximação com os palestinianos, informou a Casa Branca nesta quarta-feira, 17, à Agência.

"Não vai haver uma decisão iminente sobre a transferência da embaixada. O Presidente deixou claro que quer mudá-la, mas só no contexto de que haja mais avanços para uma solução à disputa entre Israel e Palestina", disse à agência espanhola Efe uma fonte do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, que pediu o anonimato.

A mudança da embaixada para Jerusalém é uma medida já cogitada por outros presidentes dos Estados Unidos, como Bill Clinton e George W. Bush, mas ambos abandonaram a proposta ao terem que liderar com a complicada realidade política do conflito.

Nenhum país mantém embaixada em Jerusalém.

Durante a campanha, Trump prometeu que mudaria a embaixada para Jerusalém, chamando a cidade de "eterna capital de Israel", uma proposta apoiada por muitos republicanos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG