Links de Acesso

Trump surpreende conquistando a Casa Branca


O republicano Donald Trump surpreendeu o mundo derrotando Hillary Clinton na eleição presidencial dos Estados Unidos na terça-feira, 8 de Novembro, encerrando oito anos de governo democrata e colocando o país num caminho novo e incerto.

Rico empresário do sector imobiliário e ex-apresentador de reality show, Trump capitalizou uma onda de revolta contra Washington para derrotar Hillary, candidata democrata, cujo currículo no establishment inclui as funções de primeira-dama, senadora e secretária de Estado dos EUA.

Temerosos de que uma vitória de Trump possa causar incertezas económicas e globais, os investidores mantinham distância de activos de risco, como as acções, e o dólar norte-americano caía. No pregão overnight, os futuros do índice S&P 500 recuaram 5 por cento e atingiram os chamados níveis de limite mínimo, indicando que não se permitiria que eles fossem negociados abaixo disso até o horário normal do mercado de ações dos EUA nesta quarta-feira.

Trump obteve os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para conquistar um mandato de quatro anos com início em 20 de Janeiro, vencendo em Estados-pêndulo (chamados swing states em inglês) nos quais as eleições presidenciais costumam ser decididas.

Trump, que apareceu ao lado da família diante de apoiantes empolgados no salão de um hotel de Nova Iorque, disse ser hora de curar as divisões provocadas pela campanha e encontrar o meio termo.

"É hora de nos juntarmos como um povo unido", disse o magnata. Ele louvou Hillary pelo seu serviço e disse ter recebido uma ligação da rival cumprimentando-o pela vitória. "Serei Presidente de todos os americanos".

Trump classificou sua adversária de "desonesta" repetidamente durante a campanha agressiva de ambos.

Pouco antes do discurso do republicano, o chefe de campanha de Hillary, John Podesta, pediu para aos apoiantes presentes no evento da democrata em Nova Iorque a irem para casa. "Não teremos mais nada para dizer hoje à noite."

Vitorioso numa corrida acirrada, na qual as pesquisas de opinião de voto previam um triunfo de Hillary, Trump conquistou o apoio ávido de uma base cujo cerne é formado por trabalhadores brancos sem diploma universitário prometendo ser "o maior Presidente criador de empregos que Deus já criou".

No seu discurso de vitória, ele disse que tem um grande plano económico, que irá duplicar o crescimento económico dos EUA e conduzir o país num projecto de renovação.

XS
SM
MD
LG