Links de Acesso

Senado e outras eleições nos Estados Unidos


Quando os americanos forem às urnas na Terça-feira, 8 Novembro, irão também escolher uma nova legislatura federal algo que irá ter um grande impacto sobre os próximos anos da governação presidencial.

Com efeito, em jogo estão todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes e 34 dos 100 lugares no Senado.

As sondagens indicam que o Partido Republicano deverá manter a sua maioria na Câmara dos Representantes mas o seu controlo do Senado está em perigo.

Neste momento os Republicanos controlam 54 dos 100 lugares. O Partido Democrático conta com 44 lugares. Há dois Independentes que geralmente votam com os Democratas.

As sondagens indicam uma luta renhida em oito dos 34 estados em causa.

Caso a corrida eleitoral resulte num Senado com igual número de lugares para cada um dos partidos (50 cada) o desempate em votações é feito pelo vice-presidente.

Na Terça-feira, os eleitores em 12 estados estão também a votar por um novo governador que, ao abrigo do federalismo americano, formam depois governos estaduais.

Dezenas de estados estão também a eleger as suas legislaturas. Actualmente os Republicanos controlam 35 das câmaras legislativas estaduais contra 14 dos democratas e 33 dos senados estaduais contra 16 dos Democratas.

XS
SM
MD
LG