O Senado americano e o congresso preparam-se para continuar as negociações com a Casa Branca neste sábado, 5 de janeiro, num esforço para reabrir o governo, que está parcialmente encerrado há já duas semanas.
O Presidente Trump reiterou, na sexta-feira, a sua insistência no muro na fronteira com o México para garantir segurança adicional, pediu aos democratas que aprovem o financiamento e atacou os media.
Em tweets ele escreveu que tem o apoio de vários lados para a segurança na “fronteira muito perigosa”, incluindo o muro e que as equipas vão negociar durante este fim-de-semana.
Trump responsabiliza democratas pela instabilidade no mercado
Trump escreveu ainda que as reportagens do Washington Post e da NBC têm recorrido a fontes falsas.
O presidente americano twittou também que os democratas poderiam resolver o problema do encerramento do governo num curto espaço de tempo: “Tudo o que têm que fazer é aprovar uma segurança de fronteira REAL (incluindo um muro), algo que toda a gente quer muito, excluindo traficantes de drogas, traficantes de pessoas e criminosos”.
Os democratas disseram várias vezes que não vai haver financiamento para nenhum muro para acabar com o encerramento do governo.
Casa Branca rejeita propostas de democratas para abrir o Governo
Trump disse na sexta-feira que pretende arrastar as negociações por “meses ou até anos” até conseguir os 5.6 bilhões de dólares que ele diz precisar para começar a construir o muro.
Ele ameaçou ainda ultrapassar o Congresso e declarar emergência nacional para conseguir ter o muro construído.
O encerramento parcial do governo, que começou em 21 de dezembro de 2018, afecta cerca de 800 mil trabalhadores federais em todo o país.