Links de Acesso

Trump propôs encontro com Putin na Casa Branca


Presidente Donald Trump
Presidente Donald Trump

Ambos governos dizem que não foram avançados planos.

A Adida de Imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, diz que o Presidente Donald Trump propôs a Casa Branca como potencial local de encontro com o Presidente daRússia, Vladimir Putin.

A sugestão foi feita durante uma chamada telefónica entre os dois, a 20 de Março. Após a chamada, Trump disse que esperava ter um encontro com Putin “não num futuro muito distante”.

De ambas partes há indicações de não ter havido avanços na planificação.

Sanders não forneceu informação adicional sobre os planos de realização de tal encontro."De momento, não temos nada mais a acrescentar”, disse Sanders à jornalistas, ontem.

Interferência russa

Yuri Ushakov, assessor do Kremlin, também disse que Trump lançou a idéia de ter um encontro com Putin para conversações na Casa Branca.

A comunidade de inteligência dos EUA diz que Putin dirigiu uma campanha para influenciar as eleições americanas de 2016, vencidas por Trump.

O Conselheiro Especial Robert Mueller dirige uma investigação sobre possíveis laços entre a campanha de Trump e a Rússia.

Trump diz que não houve conluio entre sua campanha e a Rússia.

Relações complicadas

Desde o telefonema de 20 de março, as relações entre os dois países tornaram-se mais complicadas.

Os Estados Unidos expulsaram 60 diplomatas russos e ordenaram o encerramento de um consulado deste país, em resposta ao envenenamento do ex-espião Sergei Skripal na Grã-Bretanha.

A Rússia nega que tenha sido responsável pelo ataque e respondeu à acção expulsando diplomatas e encerrando um consulado americano.

XS
SM
MD
LG