O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse estar disposto a encontrar-se com o líder da Coreia do Norte Kim Jong Un na zona desmilitarizada entre as duas coreias “só para apertar a mão e dizer olá”.
Tump fez a proposta poucas horas antes de aterrar na Coreia do Sul onde já se encontra..
Falando a jornalistas na cimeira do G-20 em Osaka no Japão Trump disse ter decidido enviar a proposta a Kim acrescentando que o encontro só duraria dois minutos.
Kim ainda não respondeu mas o vice ministro dos negócios estrangeiros norte-coreano, Choe Son Hui disse tratar-se de uma “sugestão interessante” mas acrescentou que o seu país não tinha recebido qualquer proposta oficial nesse sentido.
Choe disse que esse encontro serviria para fortalecer as relações pessoais entre os dois líderes e avançar as relações bilaterais.
Negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte encontram-se num impasse desde o fracasso da cimeira no Vietnam entre Trump e Kim em Fevereiro mas nas ultimas semanas os dois dirigentes estiveram envolvidos em correspondência por carta levantando as esperanças do recomeço das negociaçôes