Links de Acesso

Trump diz que programa de protecção de imigrantes está “provavelmente morto”


Manifestações a favor do DACA, em Los Angeles, Jan. 3, 2018.
Manifestações a favor do DACA, em Los Angeles, Jan. 3, 2018.

Ele diz que quer imigrantes capazes de ajudar a América a ser novamente forte e excelente.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, hoje, 14, que o DACA, programa que protege jovens imigrantes da deportação, está "provavelmente morto", e que os democratas da oposição na verdade não querem o programa, apenas querem falar sobre ele.

Trump disse que os democratas querem tirar fundos necessários para o exército americano como parte das discussões sobre a imigração e financiamento.

O futuro do programa que evita a deportação de cerca de 800 mil imigrantes que foram trazidos para os Estados Unidos ilegalmente por seus pais, quando eram crianças, está no centro de debate político em Washington.

O assunto faz parte das discussões entre a Casa Branca e o Congresso sobre o novo financiamento para evitar o encerramento parcial do governo.

Na semana passada, Trump rejeitou uma proposta bipartidária oferecida por três republicanos e três senadores democratas para ampliar o programa de protecção de jovens imigrantes da deportação.

Os legisladores também pediram outras mudanças na política de imigração, incluindo o aumento do financiamento para a segurança ao longo da fronteira sul com o México, onde Trump exige que um muro seja construído para impedir mais a imigração.

Manchetes Americanas 10 Janeiro: Juiz Federal bloqueia ordem de Donald Trump sobre DACA
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:00 0:00

Mas, no decorrer da reunião da Casa Branca, Trump provocou um alvoroço internacional ao descrever o Haiti, El Salvador e nações africanas como "países de porcaria", questionando por que mais imigrantes desses países deveriam entrar nos Estados Unidos.

Tal comentário foi alvo de críticas ao nível internacional.

Hoje, no Twitter, Trump disse que, como presidente, quer imigrantes capazes de ajudar a América a ser novamente forte e excelente.

XS
SM
MD
LG