Links de Acesso

Trump e Moon optimistas em relação aos encontros com a Coreia do Norte


Nesta imagem, Kim Jong Un em Pyongyang; e Donald Trump, em Palm Beach, Flórida.
Nesta imagem, Kim Jong Un em Pyongyang; e Donald Trump, em Palm Beach, Flórida.

Trump defende que a desnuclearização da Coreia do Norte seja completa, irreversível e verificável.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse, hoje, que o sucesso do diálogo com a Coreia do Norte não depende apenas da sua reunião com o líder norte-coreano Kim Jong Un, mas também do encontro entre Kim e o presidente norte-americano Donald Trump.

Os líderes das duas Coreias deverão reunir a 27 deste mês. Trump e Kim reunirão provavelmente em junho ou antes.

Moon disse que vê potencial para um acordo de paz com a desnuclearização da Coreia do Norte e ajuda internacional à economia da Coreia do Norte.

Os seus comentários seguem os de Trump que, na quarta-feira, fez uma nota optimista sobre a possibilidade de uma Coreia do Norte desnuclearizada.

Trump disse que o seu director da CIA, Mike Pompeo, “se deu muito bem” com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, no encontro secreto em Pyongyang.

"Ele acabou de sair da Coreia do Norte, teve um óptimo encontro com Kim Jong Un e se deu muito bem com ele, óptimo. Ele é esse tipo de gente. Ele é muito inteligente, mas se dá bem com as pessoas", disse Trump a jornalistas em Florida.

Trump defende que a desnuclearização da Coreia do Norte seja completa, irreversível e verificável. "Esperamos ver o dia em que toda a península coreana possa viver unida em segurança, prosperidade e paz", disse.

No entanto, Trump advertiu que se o diálogo com Kim não for como ele espera, ele vai abandonar o encontro.

"Se não julgarmos que será bem-sucedido, não o teremos", disse Trump, acrescentando: "Se a reunião, quando eu estiver lá, não for frutífera, sairei respeitosamente".

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em visita aos Estados Unidos, elogiou o presidente Trump, na terça-feira, por concordar em realizar uma cimeira com Kim, dizendo que a decisão exigiu "coragem".

Trump também revelou que estavam em andamento negociações para a libertação de três americanos detidos por Pyongyang.

XS
SM
MD
LG