Links de Acesso

Trump e Moon Jae-in conversam sobre a continuidade da cimeira EUA-Coreia do Norte


Trump e Moon, na Coreia do Sul, novembro de 2017.
Trump e Moon, na Coreia do Sul, novembro de 2017.

A Coreia do Norte ameaçou, na semana passada, retirar-se da cimeira de junho, por causa dos exercícios militares do Sul e EUA, que chamou de ensaio de invasão.

Os líderes dos EUA e da Coreia do Sul discutiram maneiras de manter a cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Durante uma conversa telefónica de 20 minutos, Moon Jae-in e Donald Trump trocaram opiniões sobre a melhor forma de lidar com os aparentes obstáculos que o Norte colocou em relação às negociações históricas entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un, a 12 de junho em Singapura.

A referida reunião seria a primeira entre os líderes dos dois países.

Yoon Young-chan, secretário sénior de imprensa do presidente Moon, disse em comunicado que "os dois líderes trocaram opiniões sobre várias acções tomadas pela Coreia do Norte recentemente".

Trump e Moon terão um encontro, na terça-feira, em Washington.

Regresso de trabalhadoras de restaurantes

A Coreia do Norte ameaçou, na semana passada, retirar-se da cimeira de junho por causa dos exercícios militares da Coreia do Sul e EUA, que chamou de ensaio de invasão.

Além disso, a Cruz Vermelha da Coreia do Norte exige o regresso de 12 trabalhadoras de restaurantes norte-coreanos que estão no Sul desde 2016. O Norte diz que tal demonstraria a disposição do Sul em melhorar as relações.

A Coreia do Norte acusou o Sul de sequestrar as mulheres. Mas o Sul já disse que confirmou que aquelas trabalhadoras desejam por livre vontade permanecer no país.

XS
SM
MD
LG