Links de Acesso

Trump e Kim mantêm esperança de se reunirem após dias de tensões


Imagem de Donald Trump e de Kim Jong Un transmitida num programa televisivo em Seul, Coreia do Sul. 24 de Maio 2018.
Imagem de Donald Trump e de Kim Jong Un transmitida num programa televisivo em Seul, Coreia do Sul. 24 de Maio 2018.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está disposto a "completar" a desnuclearização da península coreana e a realizar uma cimeira histórica com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - disse o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, neste domingo, 27 de Maio.

Na mesma linha, Trump anunciou que os planos para a reunião estão a avançar "muito bem".

As últimas declarações conciliatórias coroaram dias turbulentos, que tinham disparado as tensões diplomáticas.

Trump anunciou na quinta-feira, 24 de Maio o cancelamento da reunião que teria com Kim a 12 de Junho, em Singapura, devido à "hostilidade aberta" de Pyongyang.

Mas, 24 horas depois, o Presidente americano voltou atrás e disse que a cimeira ainda poderia acontecer, após diálogos "produtivos" com autoridades norte-coreanas.

De Washington, Trump declarou à imprensa que o assunto "está a caminhar muito bem" e que o seu objetivo de realizar a cimeira de 12 de Junho em Singapura "não mudou".

A imprevisibilidade de Trump levou a uma reunião surpresa no sábado entre Kim e o Presidente sul-coreano - a quarta conversa entre os líderes das duas Coreias -, para tentar retomar as negociações.

À esquerda Kim Jong Un e à direira Moon Jae-in na vila de Panmunjom, Coreia do Norte, 27 de Maio
À esquerda Kim Jong Un e à direira Moon Jae-in na vila de Panmunjom, Coreia do Norte, 27 de Maio

Nas fotografias publicas pela Presidência sul-coreana, Moon e Kim são vistos apertando as mãos e se abraçando no lado norte-coreano da Zona Desmilitarizada que separa as nações.

Moon disse que Kim entrou em contacto para organizar a reunião "sem nenhum tipo de formalidade".

O líder norte-coreano descreveu a cimeira de Singapura como uma oportunidade histórica para dar fim a décadas de desentendimentos.

A agência oficial de imprensa norte-coreana KCNA disse que Kim "expressou sua vontade inalterada" de se encontrar com Trump, acrescentando que o Norte e o Sul celebrariam outra ronda de diálogos de "alto nível" a 1 de Junho.

XS
SM
MD
LG