Links de Acesso

Trump diz que quem não está feliz nos EUA "pode ir embora"


Presidente entra em polémica com quatro deputadas democratas
Presidente entra em polémica com quatro deputadas democratas

O Presidente americano Donald Trump reiterou nesta segunda-feira, 15, que se as deputadas democratas que criticaram a sua política migratória “não estão felizes nos Estados Unidos, podem ir embora" e afirmou ainda que essas congressistas "amam os inimigos" dos Estados Unidos.

A polémica começou no domingo, quando Trump, sem citar nomes, referiu ao grupo de quatro deputadas - de origem latina, palestiniana e somali, e uma afro-Americana - como sendo oriundas de países "cujos governos são uma catástrofe completa e total, a pior, a mais corrupta e inepta de todo mundo".

No Twitter, ele acrescentou que deveriam voltar para lá.

Numa primeira reacção, a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, disse que seu partido apresentaria uma resolução criticando os "tweets xenófobos".

"Nossos colegas republicanos precisam se unir a nós rejeitando os tweets xenófobos do Presidente", afirmou Pelosi num comunicado.

Uma das deputadas, Ilhan Omar, a única do grupo que nasceu fora dos Estdados Unidos (Somália), pediu a abertura de um processo de impugnação do Presidente.

"É hora de parar de deixar este Presidente de troçar da nossa Constituição", afirmou Omar, que participou da declaração com Alexandria Ocasio-Cortez, Ayanna Pressley e Rashida Tlaib.

Pressley, por seu lado, pediu que as pessoas "não mordessem a isca" que, na visão dela, foi deixada pelas declarações de Trump.

"São distrações dos assuntos que trazem preocupação e consequências ao povo norte-americano", reiterou.

Do lado republicano, o silêncio foi quase total.

Will Hurd, o único republicano afro-norte-americano da Câmara, foi a excepção ao dizer à cadeia televisiva CNN que "os tweets são racistas e xenófobos e são inexactos".

Tim Scott, o único republicano negro do Senado, criticou Trump no Twitter por usar "ataques pessoais inaceitáveis e linguagem racialmente ofensiva".

Por seu lado, a senadora republicana Susan Collins foi clara em dizer que os comentários de Trump "ultrapassam o limite" e que ele deveria eliminá-los.

No meio da polémica, o Presidente Donald Trump disse não estar preocupado se as pessoas acham que seus comentários foram racistas.

XS
SM
MD
LG