Links de Acesso

Trump condena 'todo tipo de racismo' um ano após distúrbios em Charlottesville


Donald Trump
Donald Trump

O Presidente americano, Donald Trump, expressou neste Sábado, 11 de Agosto, o seu repúdio a todo tipo de racismo, no dia do aniversário dos distúrbios sangrentos em Charlottesville, Virgínia, ocorridos após uma marcha organizada por grupos neo nazis.

"Os distúrbios em Charlottesville de um ano atrás causaram mortes insensatas e divisão", publicou Trump na sua conta do Twitter.

Donald Trump foi duramente criticado no ano passado por não ter condenado claramente os manifestantes neo nazis após os incidentes de Agosto de 2017.

"Devemos estar unidos como nação. Condeno todo tipo de racismo e acto de violência. Paz para TODOS os americanos", acrescentou na sua mensagem, lançada no momento em que os neonazistas marcaram uma manifestação para este Domingo, 12 de Agosto, em frente à Casa Branca.

Campanha anti-ódio em Virgínia - depois de Charlottesville
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

Há um ano, a rede ultra conservadora "Unite the Right" obteve autorização para organizar uma manifestação em Charlottesville contra um projecto da câmara municipal de remover uma estátua do general confederado Robert E. Lee. No fim da passeata, houve choques entre supremacistas brancos e contra-manifestantes.

Um simpatizante neo nazi avançou com o seu carro na direcção dos manifestantes contra o racismo, matando uma mulher de 32 anos, Heather Heyer, e deixando 19 feridos.

Trump nega ter feito "equivalência moral" entre extremistas e manifestantes

No primeiro aniversário do ocorrido, a rede Unite the Right prevê uma nova manifestação para este Domingo, desta vez nos arredores da Casa Branca, em Washington DC.

Já os contra-manifestantes vão reunir-se na praça Lafayette, localizada em frente à residência presidencial. A polícia vai ser mobilizada para evitar que os dois grupos entrem em contacto.

XS
SM
MD
LG